Você está aqui: Notícias > Cascavel: Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo interagem em Aula Magna
Cascavel: Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo interagem em Aula Magna
Publicado em: 26/02/2015 às 15:30
Palestra sobre como aproximar clientes e obter sucesso foi explorada pelo engenheiro agrícola Amilton de Almeida
A Universidade Paranaense – Unipar abriu o calendário de eventos com Aula Magna Integrada dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, intitulada ‘Como aproximar clientes e obter sucesso’. O palestrante da noite foi o engenheiro agrícola Amilton Marcos de Almeida. A abertura foi abrilhantada pela banda da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cascavel, seguida de apresentação musical dos alunos Alisson Morais (Engenharia) e Carolina Vendland (Psicologia).
O tema abordado, segundo o palestrante, busca refletir sobre como otimizar a linha de produção e discutir a questão da mão-de-obra. “O aluno é um ser em formação, ele vai sair da Universidade com conhecimento e precisa pensar o que fazer com esse conhecimento”, observou.
Em sua fala, considera importante que o profissional saiba identificar as oportunidades, que avalie onde localizar o potencial cliente e como estreitar laços nessa relação, estruturando desde a fase de aproximação até a assinatura do contrato de serviço.
Almeida pontuou, ainda, outros fatores que merecem atenção, como a entrevista pré-abordagem, o conhecimento prévio do cliente, a comunicação e negociação, além de uma boa leitura do que é favorável e desfavorável naquele momento para o cliente.
A acadêmica do 3º ano de Engenharia Civil, Marinês Candido, elogiou o assunto: “Muitos acreditam que fazer engenharia é só aprender a área de exatas, esquecendo-se de que vai trabalhar com pessoas, clientes”. Lembra também que o profissional pode ser um futuro empresário, pensando não só no projeto e execução da obra, mas na socialização e planejamento estratégico das necessidades do contratante.
Na oportunidade, visando estimular os calouros, veteranos apresentaram suas experiências com projetos de iniciação científica, trazendo resultados de três pesquisas: ‘A influência dos prazos de cura do concreto na resistência à compreensão axial’, ‘Utilização de resíduos da construção civil em concretos com função estrutural’ e ‘Tecnologia e sustentabilidade: estudos arquitetônicos para a viabilidade de um centro tecnológico para Cascavel’.