Toledo: Técnico e psicóloga da Atacar participam de treinamento em Cuba
Publicado em: 19/02/2015 às 14:36
Fábio Bento e Elisa Mara Ribeiro aprenderam novos conhecimentos sobre a modalidade de parabadminton
Além de integrarem a equipe técnica brasileira no 3º Pan-Americano de Parabadminton Championships - realizado em dezembro de 2014, na cidade de Havana/Cuba – o técnico Fábio Bento e a psicóloga Elisa Mara Ribeiro, da equipe de Parabadminton da Unipar, participaram nesse período de um curso internacional de técnicos. O evento contou também com a participação de representantes de equipes do Chile, República Dominicana, Peru, Suriname, Cuba, Colômbia e Guatemala.
O treinamento ‘BWF Parabadminton Coach’, promovido pela Federação Mundial de Badminton, foi ministrado pela técnica escocesa Kaity Hall, que abordou temas como classificação funcional dos atletas, formas de incentivo às equipes, perspectivas para o futuro do parabadminton, planejamento, formação de técnicos para ministrar treinos de qualidade e a revelação de novos talentos para os Jogos Paralímpicos de Tóquio – 2020.
Além disso, a técnica destacou sobre os torneios internacionais que serão realizados neste ano, os quais devem acontecer na Ásia e na Europa. Já estão confirmados um Pan-Americano; o Para-Campeonato Mundial de Badminton, a ser realizado em novembro, na Inglaterra; e o SEA Games, que acontece de 3 a 9 de dezembro, em Cingapura. Durante o curso, os participantes ainda discutiram sobre os Jogos Paralímpicos – Rio 2016 e o cronograma anual para Tókio 2020.
Para o técnico Fábio Bento, participar do curso foi a realização de um sonho. “Além de poder ampliar o conhecimento técnico de outras metodologias de estudo, aprendi diversas ferramentas de treinos”, destaca. Já a psicóloga afirma que o curso possibilitou novos aprendizados e troca de experiências com pessoas de outros países.
“Quando a equipe se prepara e se aperfeiçoa oferece também condições aos atletas de crescimento e desenvolvimento. Além disso, esta preocupação da BWF demonstra interesse com a qualidade da modalidade, bem como com sua disseminação para que mais pessoas possam conhecer e participar do esporte”.
A dupla complementa ainda que o curso oportunizou, além da aprendizagem e conhecimento, o reconhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido com a equipe de Toledo. “Foi a oportunidade de constatar que nosso trabalho está em um nível de profissionalismo e competência muito bom, reconhecido e referenciado por profissionais da modalidade em vários países; isso é a prova de que devemos continuar com nosso objetivo, voltado para a qualidade e a excelência”, anima-se o técnico.