Você está aqui: Notícias > Cascavel: Professora apresenta trabalhos em Jornada Geriátrica no RJ
Cascavel: Professora apresenta trabalhos em Jornada Geriátrica no RJ
Publicado em: 08/06/2010 às 16:07
Dois trabalhos relacionados à assistência ao idoso foram apresentados pela professora Elizabeth de Souza, na Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica
Na 8ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica houve conferências, mesas-redondas, colóquios e apresentações de trabalhos científicos. A professora Elizabeth Aparecida de Souza, da UNIPAR, Campus de Cascavel, apresentou trabalhos realizados com acadêmicos do curso de Enfermagem: ‘Assistência ao idoso: perfil do cuidador domiciliar’ e ‘Idosos atendidos por um Hospital de pequeno porte em Ubiratã/Pr’.
A enfermagem gerontogeriátrica é uma especialidade da Enfermagem que, segundo a professora, no Brasil, se organiza recentemente em um corpo de conhecimento específico, aliado a um rol de habilidades práticas acumuladas pela experiência.
“A organização tem recebido influências de esforços da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em torno de três décadas. Também tem sofrido influências da Enfermagem, principalmente norte-americana, que disponibiliza, a partir de meados do século 20, literatura específica, por meio de publicações em âmbito acadêmico e profissional”, ressalta.
A professora enaltece o esforço de enfermeiras pioneiras e simpatizantes da especialidade, ainda em número reduzido, para o desenvolvimento da enfermagem gerontogeriátrica e estímulo ao aperfeiçoamento de novos profissionais, dado o aumento da população idosa e de suas crescentes demandas, principalmente as de ordem social e sanitária.
“Na área do ensino, é notório o esforço para aprimorar ou incluir a disciplina da especialidade nos cursos de graduação e nos cursos profissionalizantes em nível médio, com caráter obrigatório ou optativo”, afirma.
No Rio de Janeiro, Elizabeth também participou do minicurso ‘Consulta de enfermagem ao idoso’. A Jornada favoreceu o debate sobre as articulações entre a qualidade do ensino, o mercado de trabalho e o cuidado de enfermagem gerontológica e geriátrica. Segundo a professora, foi possível fortalecer a ação interinstitucional na atenção à saúde do idoso, caracterizar intercâmbio de conhecimento e experiência e mostrar a relevância do debate sobre atenção ao envelhecimento saudável do idoso nos diversos cenários assistenciais.
Para a participação no evento, a professora recebeu apoio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da UNIPAR.