Você está aqui: Notícias > Trote Solidário: Umuarama prepara mais uma grande campanha de cidadania e solidariedade
Trote Solidário: Umuarama prepara mais uma grande campanha de cidadania e solidariedade
Publicado em: 06/02/2015 às 17:00
Fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal e alimentos; estes são alguns itens que poderão ser doados por estudantes
Depois de comemorar o sucesso do vestibular - considerado um dos melhores dos últimos anos, com mais de mais de nove mil candidatos - a Universidade Paranaense – Unipar já iniciou seu ano letivo e está preparando uma série de atividades para a recepção acadêmica dos estudantes. E o clima é de euforia; as aulas começaram na quinta-feira, 5.
Os trabalhos da recepção são organizados pelo PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). Nas sete Unidades, participam também coordenadores e professores dos cursos. Entre os eventos, tour pelos laboratórios, clínicas, bibliotecas e outros ambientes especiais levam os novatos a conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.
Mas o “Trote Solidário” é o ponto alto da programação. Há mais de dez anos a Unipar incentiva ações de responsabilidade social, voltadas a ajudar o próximo (também para evitar atitudes violentas ou antipáticas, comuns ainda nas universidades). Na ação, calouros e veteranos são conclamados a participar de campanhas filantrópicas, doando fraldas, produtos de higiene pessoal e alimentos, que são repassados a entidades assistenciais.
O gesto de cidadania também traz outro benefício. Além de ajudar os mais necessitados, o aluno que doar recebe horas extracurriculares (necessárias para obtenção de grau). Neste ano, em Umuarama, os estudantes vão ser convidados a doar nos próximos dias pacotes de fraldas geriátricas.
“O calouro chega aqui sozinho e por isso precisa ser bem acolhido por aqueles que já estão na Universidade, incentivando-o a abraçar causas como essa. E todos nós temos que ter a consciência que a solidariedade deve vir desde o berço, do lar familiar. Então, essa iniciativa da Unipar vem aflorar ainda mais o quão é importante praticarmos o bem em favor do próximo”, declara a aluna Letícia Cristina Brigantini, que curso o 3º ano de Odontologia.
A aluna do 2º ano de Direito, Cidinha Gomes, acrescenta: “A gente sabe que, com este gesto, está podendo ajudar alguém. Além das horas, que são importantes, lógico, podemos contribuir com estas doações e o Trote Solidário é uma oportunidade que a Universidade oferece para exercermos a solidariedade”.
A coordenadora do PIAE, professora Giuliana Marson, está à frente dos trabalhos: “Nosso objetivo maior é incentivar a solidariedade, a cidadania, para promover o engajamento social, político e econômico dos estudantes. Pois o dever da nossa Instituição é fornecer uma formação acadêmica alicerçada também no humanismo”.
Doação de Sangue
No conjunto de ações do Trote Solidário, ainda destaca-se a campanha para doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná. Os estudantes deixam o medo de agulha de lado e participam, colaborando para aumentar o estoque dos bancos de sangues. As doações devem acontecer nas próximas semanas, no laboratório de semiologia da Unipar.