UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Aulas começam em clima tranquilo

Publicado em: 05/02/2015 às 17:00

Palestras de motivação da psicóloga Lígia Guerra, comentarista da Rede Globo, e do educador surdocego Alex Garcia reuniram professores e funcionários da Instituição

Pscóloga Lígia Guerra prende atenção do público com suas palavras
Pscóloga Lígia Guerra prende atenção do público com suas palavras
Pscóloga Lígia Guerra prende atenção do público com suas palavras
Pscóloga Lígia Guerra prende atenção do público com suas palavras
Reitor Carlos Eduardo Garcia recepciona professores e funcionários
Gestores, diretores, professores e colaboradores atentos à palestra da psicóloga
Gestores, diretores, professores e colaboradores atentos à palestra da psicóloga
Professor Nilvio Ourives dos Santos
Professora Ana Paula Cruz
Carlos Eduardo Garcia com Lígia Guerra
Lígia Guerra presenteia professora Sônia Moro com exemplar do livro ‘Mulheres às Av3ssas’
Lígia Guerra (de vermelho) ladeada por professoras
Lígia Guerra (de vermelho) ladeada por professoras
Lígia Guerra (de vermelho) ladeada por professores
Lígia Guerra (de vermelho) ladeada por professores
Lígia Guerra com o profressor Luiz Roberto Prandi
Lígia Guerra ladeadas pelas colaboradoras Inês e Giane
Assessora de imprensa, jornalista Graça Milanes, com Lígia Guerra
Rosilamar Garcia, Ana Paula Cruz e Graça Milanez
Surdocego, educador Alex Garcia motiva público com sua palestra
Surdocego, educador Alex Garcia motiva público com sua palestra
Palestras reuniram gestores, diretores, professores e colaboradores
Palestras reuniram gestores, diretores, professores e colaboradores
Além de Existir Devemos Ser é o título de um dos livros escritos por Alex Garcia

A Universidade Paranaense – Unipar iniciou seu ano letivo hoje, com mais de dezessete mil alunos de cursos de graduação. São quase cem, nas suas sete Unidades, localizadas em Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão. Somando aos da pós, passa de vinte mil o número de matriculados. Grande parte vem das várias cidades circunvizinhas.

Para uma boa recepção aos novos e aos que já fazem parte da rotina acadêmica, a Instituição procurou preparar seus professores e funcionários com palestras de motivação ministradas por conferencistas renomados: a psicanalista Lígia Guerra e o educador surdocego Alex Garcia prenderam a atenção com temas envolventes e recorrentes no nosso dia a dia. O evento foi organizado pelo Pró-Magíster, órgão da Unipar que coordena trabalhos de capacitação do corpo docente.

Na segunda, 7, o Reitor Carlos Eduardo Garcia abriu o evento enaltecendo e elogiando o interesse dos convidados em aceitar o convite “a aula de reflexão” sobre os assuntos propostos. “Além desse momento promover a integração de professores e colaboradores de todas as áreas, é fundamental para renovar os ânimos com mensagens transmitidas por profissionais que não só compartilham conhecimentos, mas, acima de tudo, cativam pelas suas experiências; são exemplos de pessoas confiantes e determinadas a ajudar outras a viver melhor”.

Citando a frase de Napoleão Bonaparte “a motivação é a parte mais forte da alma”, destacou também que, com a equipe sempre muito unida – “e afinada como uma boa orquestra”, a Unipar tem alcançado suas metas. “E para que possamos realizar nossos planos deste ano, precisamos entender que a motivação é a tônica”, acrescentou.

Lígia Guerra, que é comentarista do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes', da Rede Globo, palestrou sobre ‘A comunicação por trás da comunicação - Razão e emoção cativando o mundo’. Recorrendo a teorias, falou sobre vaidades, medos (reais e imaginários), das sombras sociais (ciúme, cobiça e inveja), que fazem as pessoas a “não viverem uma vida em harmonia”. Também pontuou o comodismo, chamando a atenção para a necessidade de encararmos as mudanças como regra: “A maioria de nós temos medo de mudar, de quebrar a rotina... quando fazemos isso percebemos que somos muito mais capazes do que poderíamos supor, por isso são inevitáveis”.

Especialista em psicologia analítica e do trabalho, a psicanalista é autora do livro ‘Mulheres às Av3ssas’, tema que virou quadro no jornal Bom dia Paraná, da RPCTV, do qual ela participa semanalmente comentando assuntos voltados para o corportamento das mulheres. Ela, que ministra palestra por todo o Brasil, também é poetisa, escritora e empresária.

Tão convincente quanto foi a palestra do presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes, educador Alex Garcia. Graduado e especializado em Educação Especial, pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), ele veio para falar sobre a ‘Pessoa com deficiência: poder, subalternidade e identidade plena’.

O surdocego deu uma lição de otimismo e encantou a plateia com seu brilhantismo nas palavras e teorias abordadas. O ponto alto do seu discurso foi levar a plateia a repensar seu comportamento diante de uma pessoa com necessidade especial para evitar a pressuposição. “Ninguém olha a pessoa com deficiência com naturalidade; a maioria, quando vê um cego, por exemplo, logo pensa: ‘coitado, ele não enxerga’. Ele não é um coitado. Parem de pressupor”, disse, em alto tom.

Sempre com bom humor, deu ênfase a outras “ferramentas de controle”. Além da pressuposição, tem a vergonha que, segundo ele, impede que o portador de deficiência cultive sua autoestima: “Minha família me ensinou a erguer a cabeça diante disso; ‘todo mundo vai te olhar e te achar um coitado, mas siga o teu caminho’, disse minha mãe. Assim fiz e consegui transpor muitas barreiras. Foi a melhor lição que recebi e que venho compartilhando há anos”.

Antes do encontro com os professores, os dois palestrantes concederam entrevistas para o programa In Foco e o jornal Giro Unipar, ambos apresentados na TV+Unipar.

O diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, prestigiou o evento, que teve à frente da organização a coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz. “Essa é a primeira atividade acadêmica do ano letivo; um momento único e reflexivo”.

Redes sociais>