UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Design de Moda confecciona roupas para folia de reis

Publicado em: 07/06/2010 às 17:13

Grupo de quarenta acadêmicos participa do projeto de extensão cultural e social. Missão é desenvolver peças de roupa para grupo de Folia de Reis em Vidigal

Professores e Acadêmicos envolvidos no projeto
Acadêmicos verificam medidas dos participantes
Desenhos confeccionados para produção das roupas
Desenho confeccionado para produção da roupa

A Folia de Reis é uma festa tradicional do folclore brasileiro e acontece entre o final do mês de dezembro e Dia de Reis (6 de janeiro). O grupo chamado de Folia ou Terno de Reis é liderado pelo capitão e composto por instrumentistas, cantores, dançarinos, palhaços e variadas figuras folclóricas que seguem em visita às casas buscando presentes para finalidades filantrópicas, além de levar muita música, alegria e cultura.

No Campus Cianorte, o curso de Design de Moda entrou no clima e está em processo de criação e produção de trinta peças de roupas para a companhia “Três Reis Santos” de Vidigal, distrito da cidade. O projeto de extensão cultural e social conta com a colaboração de quarenta alunos de primeiro e segundo anos do curso, além da coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz e do professor Marcos Lima.

Segundo a professora, a ideia surgiu após visita ao grupo e conhecer os figurinos que usavam. O objetivo, então, foi desenvolver o projeto e angariar ajuda na confecção de novas peças de roupas para enriquecer as apresentações. “O curso de Design de Moda tem todas as condições de criar e desenvolver um figurino que valorize a apresentação da companhia. Não temos todos os materiais, mas estamos correndo atrás e solicitando patrocínio, pois a união faz a força e as coisas acontecem”, explica a professora.

Márcia Ruiz conta ainda que os acadêmicos foram divididos em três grupos para organizar o projeto. Cada equipe possui responsáveis por pesquisa e desenho, modelagem e execução das peças.

A criação vêm para enriquecer o trabalho da companhia, acredita. “Para nós foi uma satisfação e orgulho saber que esta equipe de foliões têm se apresentado em várias regiões do Estado e fora dele, conquistado ótimas colocações. Nada mais justo que eles representem a nossa cidade e a nossa região ornados com peças esmeradas. Nós temos condições de transformar este sonho em realidade e vamos fazê-lo”.

O projeto, que ainda está no seu início, já conta com algumas peças saindo do papel e outras entrando na fase de modelagem. O figurino é sofisticado e variado, desde as roupas até acessórios como coroas, chapéus, espadas, cajados, máscaras e bandeira.

Redes sociais>