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NOTÍCIA

Cianorte: Alunos criam conceito de moda em aulas de Psicologia

Publicado em: 20/11/2009 às 16:04

Os grupos esbanjaram talento na criação de peças punk, pinups, hippie, cigano, drag, country e anos 60. Atividade mostrou que a maneira de usar o corpo insinua um jeito próprio de viver e de relacionar o mundo com o cotidiano

Criações dos alunos de Moda agradaram a todos os estilos
Criações dos alunos de Moda agradaram a todos os estilos
Apresentação de modelos punks fez parte da atividade
Apresentação de modelos punks fez parte da atividade
Vestidos de drag, grupo fala sobre a classe
Vestidos de drag, grupo fala sobre a classe
Alunos estudaram trajes e cultura dos ciganos
Alunos estudaram trajes e cultura dos ciganos
Professora Sandra, com o grupo que troxe o estilo hippie
Grupo apresenta aos colegas aspectos do estilo hippie
Grupo apresenta aos colegas aspectos do estilo hippie
Caracterizados, os integrantes do grupo falaram sobre a moda dos anos 60
Caracterizados, os integrantes do grupo falaram sobre a moda dos anos 60

Moda é muito mais do que formas, cores, tecidos e tecnologia; é um código linguístico. Este é o conceito de moda que alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cianorte, vêm construindo nas aulas de Psicologia Geral, ministradas pela professora Sandra Telles Escame.

De acordo com a professora, a partir do processo inicial de discussões sobre o tema, os acadêmicos tiveram a oportunidade de aliar o conhecimento teórico à criatividade e mostraram comprometimento e dedicação nas apresentações dos trabalhos, que tiveram como foco as tribos modais - ou movimentos de estilo.

Aspectos visuais, simbólicos, culturais e comportamentais, associados às tribos modais, foram alvos dos estudos, que resultaram em um show de talento e superação. O bloco do curso se tornou palco do mundo punk, pinups, hippie, cigano, drag, country e dos anos 60.

Segundo a professora, a linguagem do corpo é o primeiro instrumento de representação do homem e do mundo. “Através do que está usando a pessoa se comunica e fornece uma informação em relação ao seu trabalho, origem, personalidade, opiniões, crenças, desejos e humor daquele momento”, explica.

Ela destaca que a roupa revela algo singular em relação a quem a veste, servindo como espelho dos hábitos e gostos, uma tradução do comportamento psicológico do homem: “De forma grupal, a moda consegue circunscrever determinados espaços socioculturais, que acabam por constituir o que se reconhece por tribos modais, territórios de referência, onde a aparência é um elemento agrupador e uma forma de expressão”.

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