Você está aqui: Notícias > Umuarama: Integração foca o 4º Encontro de Iniciação Científica de Ciências Contábeis
Umuarama: Integração foca o 4º Encontro de Iniciação Científica de Ciências Contábeis
Publicado em: 06/01/2015 às 17:00
Os cem trabalhos que obtiveram melhores conceitos foram apresentados pelos estudantes
Realizado no mês de outubro do ano passado, o sucesso do 4º Enicon (Encontro de Iniciação Científica) ainda repercute no meio acadêmico. Promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, o evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área em duas noites de muita troca de conhecimento, com abodagens de temas relevantes.
‘A Utilização da Contabilidade na Gestão Empresarial e sua Importância como Ferramenta de Decisão’ foi o tema deste ano, que teve mais de 180 trabalhos inscritos. Depois de serem avaliados pelos professores do curso, 100 deles foram escolhidos para apresentação; os dez que obtiveram ótimo conceito receberam certificado.
Para abrir o encontro, realizado no teatrão da Unidade-Sede, foi convidado o professor da IFPR e diretor de relações externas da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Vicente Pacheco, que falou sobre ‘Capital Intelectual: criando valor para as organizações e a gestão esportiva.
Durante o evento, os professores Régio Toesca, Isabel Gozer e Gervaldo Campos foram premiados com certificado por orientar o maior número de trabalhos selecionados para o Encontro.
O evento foi organizado pelo professor Régio Toesca. “Um dos objetivos do Enicon é dar apoio metodológico ao aluno no desenvolvimento de sua pesquisa, oportunizando uma visão crítica dos fatos”, destaca Toesca.
O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, completa ressaltando a importância da iniciação científica na formação profissional e educacional do aluno de graduação. “A pesquisa é o eixo central do nosso curso, uma vez que permite não só a recepção, mas, também, a transmissão de conhecimentos. E a Unipar tem essa preocupação, o de formar cidadãos capazes de aprofundar o que aprende em sala por meio do estudo científico”.
E concluí: “Sendo assim, o Enicon é peça essencial desse mecanismo, uma oportunidade de alunos e professores orientadores apresentarem uma síntese da pesquisa desenvolvida, tanto na iniciação científica como também nos trabalhos de conclusão de curso, que devem culminar com a elaboração de um artigo científico”.