Você está aqui: Notícias > Cascavel: Cia de teatro conscientiza e informa o público com suas peças educativas
Cascavel: Cia de teatro conscientiza e informa o público com suas peças educativas
Publicado em: 29/12/2014 às 17:00
Nos palcos, este ano, fizeram sucesso as peças Valeska Show e A Longa Noite dos Generais, reunindo estudantes da rede pública e comunidade
A Cia de Teatro Hierofânico da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, por meio do projeto Teatro na Universidade, participou de diversos eventos em 2014. Sob a coordenação do professor Leodefane Bispo, do curso de História, foram realizadas montagens com objetivos de entreter, educar e conscientizar. Uma delas foi ‘Valeska Show’, que fez uma sátira do universo musical brasileiro e foi apresentada em evento promovido na Instituição.
Outra peça de caráter educativo, apresentada no auditório da prefeitura de Cascavel, foi ‘O idoso e o trânsito’, que buscou informar e alertar o público da terceira idade sobre as leis do trânsito.
A terceira produção do grupo foi ‘A Longa Noite dos Generais’, peça adaptada do livro de José Meirelles Passos, que faz uma releitura dos momentos mais violentos do golpe militar que colocou a Argentina no topo da violação dos direitos humanos de 1976 a 1983.
Segundo o professor, a montagem, realizada pela Cia de Teatro da Unipar, destaca a história da mais sanguinária ditadura latina- americana. O enredo dramático foi inspirado na vida de Pablo Diaz, estudante detido pelos militares que passou pelo submundo do horror, da tortura, sendo considerado inimigo do Estado e, por isso, sofrendo severa repressão. “O objetivo da montagem foi alcançado, pois durante as apresentações emocionou e informou estudantes e a população em geral”, afirma.
A peça remontou aspectos importantes da ideologia política Argentina, dos grupos de esquerda e de extrema direita que protagonizaram a triste fase da história do país. “A personagem de Pablo Diaz ao se encontrar na prisão se conscientiza que sua vida dependerá da decisão de seus algozes, não sabe se viverá ou morrerá”, conta.
Apresentado no Centro Cultural Gilberto Mayer e atraindo universitários e estudantes da rede estadual, o espetáculo se torna uma aula dinâmica de história da América Latina. Projeto tem apoio da direção da Unidade e da Diretoria de Cultura da Unipar.