UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Grupo Tom Maior leva música para o cotidiano da universidade

Publicado em: 29/12/2014 às 16:00

Aos poucos, grupo formado por universitários se consolidou e hoje é requisitado para abrilhantar diversos eventos

Integrantes do grupo musical Tom Maior, que foi criado em 2009 e é mantido pelo programa de iniciação artística da Unipar
Integrantes do grupo musical Tom Maior, que foi criado em 2009 e é mantido pelo programa de iniciação artística da Unipar

O ano foi de muito trabalho para os integrantes do Tom Maior, projeto artístico da Universidade Paranaense – Unipar, criado em 2009 pela Unidade de Francisco Beltrão com objetivo de disseminar, no meio acadêmico, o gosto pela música e revelar novos talentos.

Inseridos como bolsistas, naquele ano, os acadêmicos Jackson Pereira Gomes, Daniel Pereira Schossler e Talita Vanessa Fernandes de Matos, junto com outros acadêmicos voluntários, foram os alicerces deste projeto piloto.

“Não posso esquecer de citar dois ilustres professores que de forma direta e indireta colaboraram muito com projeto: o professor de Administração Sérgio Fernandes Bueno e o professor de História Ismael Vanini. Trabalhamos muito, diversos ensaios, trocas e buscas de informações, aliados com uma paixão, com o amor incondicional à música em qualquer hora, em qualquer circunstância”, conta Ageu Harloh, um dos fundadores da banda.

Segundo ele, com muito trabalho e empenho foi possível melhorar os instrumentos e o sistema de som. A primeira apresentação foi em setembro de 2009, no Dia do Administrador; depois vieram muitos convites do Departamento de Cultura para participação em eventos culturais e outros eventos sociais externos da universidade. “Nos anos seguintes, sempre seguindo o calendário acadêmico, procuramos atender as datas comemorativas do Câmpus, animando e revelando talentos”, informa.

O atual coordenador, Daniel Pereira Schossler, conta que procurou levar o grupo a um patamar profissional, mostrando aos acadêmicos na prática como funciona um processo de gravação em estúdio; eles puderam gravar uma música de autoria do coordenador Hallysson Luan Girardi (ex-Integrante do Projeto).

Em 2014 foram direcionados os esforços no sentido de gravar um videoclipe do grupo para divulgação do projeto, algo que dará uma maior visibilidade ao grupo. “Com o total apoio da direção conseguimos realizar a gravação do clipe e o resultado ficou muito bom, um trabalho que teve apoio da DSLR Cinegrafia e seu diretor Eduardo Britto”, conta Daniel.

Daniela acrescenta que os projetos apoiados pela Unipar são de suma importância para divulgação das atividades acadêmicas e a revelação de talentos que estudam no Câmpus. “Temos que ressaltar também que estes projetos contribuem para um cenário cultural, de Francisco Beltrão e região, mais diversificado e bonito.”

Programa de bolsas

O Pibia (Programa Institucional de Bolsas e Iniciação Artística) atende a todas as Unidades da Unipar. Na de Francisco Beltrão contempla os projetos nas modalidades de música (Tom Maior), dança (Expressão Excêntrica – EX2 e teatro (Teatreiros Priene). O Pibia se propõe a despertar a vocação artística e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação.

A Unipar investe em bolsas com recursos próprios. Os candidatos são selecionados por testes práticos avaliados pelo Conselho Técnico Científico da Universidade Paranaense. Para concorrer à bolsa, o estudante deve estar matriculado do primeiro ao penúltimo ano, não ter sido reprovado em qualquer disciplina, não manter vínculo empregatício ou estágio remunerado que ultrapasse 20 horas semanais e ter disponibilidade mínima de dez horas semanais para ensaios.

Redes sociais>