UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Estudantes de colégio recebem oficinas de Robótica e PHP e desenvolvem robôs

Publicado em: 22/12/2014 às 15:55

Ministradas por professores do curso de Sistemas de Informação, objetivo foi priorizar atualização de conhecimentos em tecnologia

Robô foi desenvolvido com orientação do professor Wyllian Fressatti
Robô foi desenvolvido com orientação do professor Wyllian Fressatti
Curso de PHP evidenciou noções básicas de programação web

O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, está sempre na ativa quando o assunto é parceria e propagação de conhecimentos para beneficiar a comunidade. Entre vários exemplos estão oficinas ministradas para jovens do Colégio Estadual de Paranavaí; foram duas, ambas com foco na atualização de conhecimentos da área tecnológica.

A de PHP, ministrada pelo professor Jaime William Dias, teve como objetivo trabalhar com os estudantes noções básicas de programação Web na linguagem PHP e despertar o interesse deles na continuação dos estudos na área da tecnologia.

“Acreditamos que o objetivo foi alcançado: os alunos foram participativos e demonstraram bastante interesse no conteúdo, realizando todas as atividades e trazendo dúvidas de casa para serem debatidas em sala de aula”, conta Dias.

A oficina de Robótica, ministrada pelo professor Wyllian Fressatti, contou com o auxílio de um ex-aluno do curso, Douglas Bento Scriptore. Na oportunidade, os estudantes aprenderam sobre as principais técnicas da robótica, bem como todos os conhecimentos básicos e suas funcionalidades. Após as aulas, os estudantes foram desafiados a montar um robô.

Entre os que se destacaram está o do aluno Rafael Canello, que desenvolveu um carrinho autônomo que circula sem bater em obstáculos. O ‘brinquedo’ foi dotado de sensores ultrassônicos, ferramentas utilizadas para medir a distância entre os obstáculos e calcular a nova rota livre. Os estudantes também foram orientados a desenvolver aplicações utilizando rádio frequência.

“Sucesso de participação e efetividade, os cursos já foram agendados para o próximo ano”, avisa a coordenadora, professora Claudete Werner.

Redes sociais>