Você está aqui: Notícias > Umuarama: Grandes produções do cinema inspiram espetáculo de ginástica rítmica
Umuarama: Grandes produções do cinema inspiram espetáculo de ginástica rítmica
Publicado em: 19/12/2014 às 16:00
Cerca de mil pessoas prestigiaram o evento que marcou o encerramento das atividades do projeto de extensão universitária Oficina de Ginástica
A cada ano elas se superam. Meninas e professoras do projeto de extensão universitária Oficina de Ginástica da Universidade Paranaense – Unipar todo final de ano dão show de beleza e emoção no espetáculo que preparam e exibem para marcar o encerramento das atividades.
Neste, foram buscar inspiração nos grandes clássicos do cinema. Treze filmes deram os elementos para a composição de figurinos, da trilha e das coreografias: Senhor dos Anéis, Gladiador, A Lista de Schindler, Titanic, Pulp Fiction, Forrest Gump, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, Cantando na Chuva, Shrek, Toy Story, Moulin Rouge, Missão Impossível e Tropa de Elite. O resultado foi surpreendente e as equipes foram aplaudidíssimas.
Quase mil pessoas foram assistir ao espetáculo no teatro Neiva Pavan Machado Garcia. Mães, pais e outros parentes e amigos das ginastas estavam lá, incentivando. O diretor da Unidade-Sede, professor Nílvio Ourives dos Santos, foi também prestigiar.
Cerca de cem alunas, de 4 a 16 anos, fizeram parte do elenco das coreografias. Durante o ano, a maioria participa das aulas de ginástica rítmica da Oficina de Ginástica. As outras fazem parte das equipes de competição e vêm à Unipar para treinar. Todas se dedicam bastante ao esporte e, por isso, colecionam medalhas conquistadas em torneios Brasil afora.
Parte do tempo do projeto é dedicada aos ensaios para o espetáculo de final de ano. “Já temos por capricho, tradição fechar o ano com um evento bem elaborado, bem ensaiado, para que emocione, para que arranque suspiros da plateia”, diz a coordenadora do projeto, Caroline Bretas Lueders.
Ela, que supervisionou os trabalhos da noite, diz que essa é uma das fórmulas para motivar as meninas a darem o máximo de si no projeto: “O espetáculo também serve para mostrarmos aos pais, à sociedade que vale a pena incentivar as meninas a praticar a ginástica rítmica, porque os ensinamentos que procuramos repassar vão além da técnica; abrangem também cultura, socialização, saúde, bem-estar, entre tantas outras questões importantes para o desenvolvimento físico e intelectual de todas”.
Com a professora Caroline, também estavam nos bastidores a professora do curso de Educação Física Gisely Brouco e as acadêmicas Camila Martins, Rosângela Mendonça, Mayara Ferrari, Vânia Galves, Thais Moraes, Jaqueline Ferreira, Thais Assis e Letícia Oliveira.