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Paranavaí: Projeto Integrador desafia estudantes de Arquitetura e Urbanismo
Publicado em: 19/12/2014 às 14:00
Para projetar uma habitação unifamiliar e um centro cultural, evento exigiu a união de conhecimentos de cinco disciplinas
Acadêmicos da 1a e 2a séries do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, em equipes, desenvolveram o Projeto Integrador.
Esse projeto, previsto no projeto pedagógico do curso, consiste em um trabalho final em conjunto com cinco disciplinas, colocando em prática o aprendizado do ano letivo.
A proposta do primeiro ano foi desenvolver uma Habitação Unifamiliar de Interesse Social acessível para a cidade de Paranavaí, com uma nova proposta de tipologia (diferenciando dos padrões existentes hoje).
“A proposta promoveu o estudo, levantamento e projeto com padrões de dimensionamento para espaços acessíveis, a portadores de necessidades especiais, confortáveis e funcionais para o uso de uma residência”, explica coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa.
Ela ressalta ainda que os alunos vivenciaram o desafio de projetar com o propósito de oferecer moradias com o menor custo possível, sem abrir mão de um padrão mínimo de qualidade.
Aos estudantes do 2º ano coube o desenvolvimento de um anteprojeto de um Centro Cultural para a cidade. “O projeto proporcionou uma alternativa qualificada para a cidade. Neste sentido, não foram propostas soluções somente para a edificação individual, mas também para o seu conjunto e suas relações com o entorno. A flexibilidade foi o atributo principal do projeto”, descreve a coordenadora, destacando que todos os trabalhos apresentados pelos estudantes foram bons.
“Conseguimos atingir nosso objetivo, que foi o de estimular os estudantes a apresentarem propostas inovadoras, com responsabilidade socioambiental e colocando em prática os ensinamentos técnicos assimilados no curso, além de promover o desenvolvimento da arquitetura e incentivar o trabalho em equipe e a criatividade, exercendo práticas arquitetônicas no cotidiano”, afirma.
Este projeto foi composto por um conjunto de intervenções de reordenação que contemplaram as disciplinas: Primeiro ano - Projeto Arquitetônico I; Desenho Projetivo I, Meios de Expressão Visual em Arquitetura e Urbanismo, Modelos Tridimensionais e Conforto Ambiental I. Do segundo ano – Projeto Arquitetônico II, Desenho Projetivo I, Informática, Conforto Ambiental II e Urbanismo I.
Ao final do processo, o trabalho foi entregue em pranchas, sob a forma de desenhos, textos e tabelas, e uma maquete detalhada (volumetria 3D).
Para a avaliação, cada grupo de alunos participou de uma banca com três professores do departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Segundo a professora Ariela, o Projeto Integrador propiciou o crescimento e amadurecimento dos alunos nas disciplinas: “Nós, professores, fomos surpreendidos com as propostas finais. Os alunos trabalharam muito no bimestre e estamos muito felizes com o resultado. Todos estão de parabéns!”