UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Projeto Integrador desafia estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Publicado em: 19/12/2014 às 14:00

Para projetar uma habitação unifamiliar e um centro cultural, evento exigiu a união de conhecimentos de cinco disciplinas

Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
Projeto Integrador: Alunos das duas turmas participaram do processo que estimulou a criatividade e o reforço de aprendizagem
O trabalho de cada grupo foi avaliado por uma banca de professores
O trabalho de cada grupo foi avaliado por uma banca de professores
O trabalho de cada grupo foi avaliado por uma banca de professores
Teste de acessibilidade nos trabalhos

Acadêmicos da 1a e 2a séries do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, em equipes, desenvolveram o Projeto Integrador.

Esse projeto, previsto no projeto pedagógico do curso, consiste em um trabalho final em conjunto com cinco disciplinas, colocando em prática o aprendizado do ano letivo.

A proposta do primeiro ano foi desenvolver uma Habitação Unifamiliar de Interesse Social acessível para a cidade de Paranavaí, com uma nova proposta de tipologia (diferenciando dos padrões existentes hoje).

“A proposta promoveu o estudo, levantamento e projeto com padrões de dimensionamento para espaços acessíveis, a portadores de necessidades especiais, confortáveis e funcionais para o uso de uma residência”, explica coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa.

Ela ressalta ainda que os alunos vivenciaram o desafio de projetar com o propósito de oferecer moradias com o menor custo possível, sem abrir mão de um padrão mínimo de qualidade.

Aos estudantes do 2º ano coube o desenvolvimento de um anteprojeto de um Centro Cultural para a cidade. “O projeto proporcionou uma alternativa qualificada para a cidade. Neste sentido, não foram propostas soluções somente para a edificação individual, mas também para o seu conjunto e suas relações com o entorno. A flexibilidade foi o atributo principal do projeto”, descreve a coordenadora, destacando que todos os trabalhos apresentados pelos estudantes foram bons.

“Conseguimos atingir nosso objetivo, que foi o de estimular os estudantes a apresentarem propostas inovadoras, com responsabilidade socioambiental e colocando em prática os ensinamentos técnicos assimilados no curso, além de promover o desenvolvimento da arquitetura e incentivar o trabalho em equipe e a criatividade, exercendo práticas arquitetônicas no cotidiano”, afirma.

Este projeto foi composto por um conjunto de intervenções de reordenação que contemplaram as disciplinas: Primeiro ano - Projeto Arquitetônico I; Desenho Projetivo I, Meios de Expressão Visual em Arquitetura e Urbanismo, Modelos Tridimensionais e Conforto Ambiental I. Do segundo ano – Projeto Arquitetônico II, Desenho Projetivo I, Informática, Conforto Ambiental II e Urbanismo I.

Ao final do processo, o trabalho foi entregue em pranchas, sob a forma de desenhos, textos e tabelas, e uma maquete detalhada (volumetria 3D).

Para a avaliação, cada grupo de alunos participou de uma banca com três professores do departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Segundo a professora Ariela, o Projeto Integrador propiciou o crescimento e amadurecimento dos alunos nas disciplinas: “Nós, professores, fomos surpreendidos com as propostas finais. Os alunos trabalharam muito no bimestre e estamos muito felizes com o resultado. Todos estão de parabéns!”

Redes sociais>