Você está aqui: Notícias > Umuarama: Acadêmico e professores representam a Unipar em evento na Colômbia
Umuarama: Acadêmico e professores representam a Unipar em evento na Colômbia
Publicado em: 19/12/2014 às 11:00
Danilo Marcato de Souza e os professores doutores Fátima Gimenes e Régio Toesca apresentaram resultados de suas pesquisas
O agronegócio é uma atividade abrangente que colabora para abastecer o mercado interno, exportar excedentes produtivos, gerar empregos e renda, além de possibilitar o crescimento econômico do país. Por isso, é um dos temas pesquisados na Universidade Paranaense – Unipar.
O acadêmico do curso de Administração Danilo Marcato de Souza e seus professores, Fátima Pegorini Gimenes e Régio Márcio Toesca Gimenes apresentaram resultados de suas pesquisas no 8º Encontro Latino-Americano de Investigadores em Cooperativismo, realizado em Bogotá/Colômbia.
Os pesquisadores da Unipar analisaram a participação das cooperativas entre as quatrocentas maiores empresas do agronegócio brasileiro, no que se refere às vendas líquidas, rentabilidade sobre as vendas, endividamento geral, número de empregados, salários e encargos pagos, tributos recolhidos e valor das exportações.
“Os resultados do estudo permitiram concluir que o índice de endividamento geral das cooperativas é o mesmo das empresas do agronegócio. Quanto à rentabilidade do patrimônio líquido, em média, as cooperativas apresentaram uma taxa superior à das demais empresas do agronegócio. Já no que se refere aos tributos, as empresas investigadas pagaram, em média, 3,9 vezes mais tributos do que as cooperativas”, descreve Toesca.
Ele informa ainda que as empresas, em média, exportaram mais, geraram maior número de empregos e pagaram mais salários e encargos do que as cooperativas. “Foi um trabalho que exigiu muito da nossa dedicação; a participação do acadêmico foi importante para nós, pela ajuda que nos deu e, muito mais para ele próprio, pois teve a oportunidade de participar de um projeto que ganhou projeção internacional”, complementa a professora Fátima.
O coordenador do curso de Administração, professor João Marcos Codato, diz estar orgulho do desempenho do estudante: “Danilo é um bom exemplo de aluno esforçado, daqueles que não perdem as chances que aparecem para reforçar ou aprimorar seus conhecimentos”.
Codato diz que o curso de Administração fica muito feliz com feitos assim, por isso incentiva seus acadêmicos a se tornarem pesquisadores: “Igual ao Danilo, nos últimos anos tivemos vários acadêmicos participando e se destacando em eventos de renome, nacionais e internacionais”.