Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de Sistemas de Informação cria projeto RECICL@
Cascavel: Curso de Sistemas de Informação cria projeto RECICL@
Publicado em: 18/12/2014 às 16:00
O intuito é promover a inclusão digital e a conscientização ecológica, com o descarte correto do lixo eletrônico e reaproveitamento das peças úteis
Voltado à sustentabilidade e preservação do planeta, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar trabalhou em 2014 com o projeto de extensão ‘RECICL@ - e - Lixo Eletrônico’, coletando e recuperando equipamentos de informática descartados. Estudantes do 1º, 2º e 3º anos encamparam a ideia, transformando esse material em novos computadores, que beneficiaram comunidades carentes.
A coordenadora do projeto, professora Giani Ito, justifica que com o avanço da tecnologia, barateamento de produtos e aumento da compra e troca de equipamentos eletrônicos pelos usuários, cresce a quantidade de lixo eletrônico emitido, contudo, lembra que o descarte deve ser feito em locais específicos, devido aos metais pesados altamente tóxicos que compõem os equipamentos.
Tendo em vista esse risco de contaminação da natureza causado pelo lixo eletrônico, o projeto surgiu como forma de conscientização para o descarte correto destes materiais e também estimulou a criatividade dos acadêmicos, o espírito de solidariedade e a sensibilização ambiental.
A professora conta que após a fase de desmontagem, cada peça foi testada e serviu como matéria-prima para a montagem de novos computadores - remanufaturados. O produto foi distribuído a comunidades carentes, visando promover a inclusão digital de uma parcela da população excluída digitalmente por força de sua condição socioeconômica.
“Para as peças que não puderam ser reaproveitadas na composição das máquinas, como placas-mãe, o grupo deu um novo destino - a criação de artefatos decorativos, como esculturas, relógios, quadros, chaveiros, colares, cama de gato, entre outros”, elogia a docente.
VISITA TÉCNICA Em virtude do projeto, os estudantes fizeram uma visita técnica às Cataratas do Iguaçu e à Usina Itaipu Binacional, agregando explicações sobre a Sala de Controle Central, ampliando conhecimentos sobre ações e serviços favoráveis ao meio ambiente. A equipe fez uma passagem pelo Canal da Piracema, Mirante do Vertedouro, Mirante Central, barragem principal (Catedrais), com vista do leito original do rio Paraná e Sala de Despacho de Carga. Na oportunidade também visitaram o Centro Budista.