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NOTÍCIA

Paranavaí: Estudantes de Estética aprendem a reutilizar embalagens

Publicado em: 16/12/2014 às 14:40

Atividade enfatizou propostas de sustentabilidade com o reaproveitamento das embalagens para confecção de porta-escova porta-celular, saboneteira, entre outros

Luminária: acadêmicas mostram como reaproveitar embalagens de produtos cosméticos
Porta-escova, garrafas decorativas, saboneteira: acadêmicas mostram como reaproveitar embalagens de produtos cosméticos
Porta-celular: acadêmicas mostram como reaproveitar embalagens de produtos cosméticos
Opções de objetos feitos com embalagens de produtos cosméticos

Acadêmicas da 3ª série do curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizaram atividade diferente na disciplina de Cosmética Aplicada. O trabalho abrangeu a realização de marketing de sustentabilidade com o reaproveitamento de embalagens cosméticas.

Elas foram orientadas a desenvolver objetos de decoração e outros utensílios, bastante requisitados no dia a dia, com embalagens de produtos cosméticos vazias. Aprenderam que o reaproveitamento pode gerar resultados interessantes.

Para a professora Fátima Machado, titular da disciplina, a sociedade está cada vez mais consciente da importância do desenvolvimento sustentável. “Por isso temos que fortalecer o debate com nossos alunos, para que acompanhem o que está acontecendo”, explicou.

Ela diz que é importante se atualizar em relação às propostas de inovações que já estão sendo colocadas em prática: “Felizmente, a indústria de cosméticos, um dos setores que mais cresce e se inova no país, já iniciou a busca por solução técnica, ambiental, econômica e socialmente apropriada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, com a prática de implementação de políticas de retorno e reciclagem das embalagens”, destacou.

As alunas mostraram criatividade no reaproveitamento das embalagens e também na gestão ambiental, propondo, por exemplo, o uso de embalagens produzidas a partir do etanol da cana de açúcar, evitando uso do petróleo; a não utilização de testes em animais, desconto para clientes que possam devolver as embalagens vazias; substituição do óleo mineral por óleos vegetais e da glicerina vegetal em substituição à glicerina de origem animal.

Além do marketing sustentável, as acadêmicas tiveram que escolher uma linha cosmética para uma determinada alteração estética com a seleção dos ativos cosméticos, como de acne, pele envelhecida, fibroedema gelóide, entre outras.

“Neste trabalho foi possível conscientizar as acadêmicas para o impacto ambiental do uso de embalagens cosméticas e incentivar as práticas de reaproveitamento destas embalagens. Também, aprofundar os conhecimentos nos diferentes ativos cosméticos principalmente aqueles de origem natural e orgânicos, uma tendência do mercado”, argumentou a professora.

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