Francisco Beltrão: Professor conclui doutorado pela Federal do Paraná
Publicado em: 15/12/2014 às 15:30
Tese envolveu o estudo de mecanismos que tornam alguns fungos resistentes a determinados remédios
O professor da Universidade Paranaense – Unipar Volmir Pitt Benedetti defendeu sua tese de doutorado no final do mês de setembro. Na sequência, seguiu para a Espanha, para participar do Open Day do Parque de Investigação Biomédica de Barcelona (PRBB).
O professor, que leciona na Unidade de Francisco Beltrão, defendeu sua tese em Microbiologia pela Universidade Federal do Paraná, com o título ‘Isolados de Candida provenientes de pacientes diabéticos e transplantados renais: análise filogenética, avaliação da resistência ao fluconazol e polimorfismo do gene ERG11’.
A pesquisa envolveu o estudo de mecanismos que tornam alguns fungos resistentes a determinados remédios, concentrando-se na análise do denominado “gene ERG11”, um dos mais importantes genes relacionados ao processo de resistência aos antifúngicos. A contribuição do trabalho, na prática, consiste no aprofundamento de estudos para melhorar a precisão no tratamento de pacientes acometidos por infecções fúngicas.
Após a defesa, o professor embarcou para a Espanha, onde participou do Open Day Do Parque de Investigação Biomédica de Barcelona, anualmente realizado em outubro.
O Parque de Investigação Biomédica de Barcelona (PRBB) é composto por sete centros de excelência em ciência, em uma variedade de campos. O PRBB possui uma massa crítica de 1.400 pessoas de 55 países diferentes, e equipamentos científicos de ponta, que permitem um estudo molecular aprofundado. O Parque se apresenta como uma "fábrica do futuro" que produz um conhecimento que será essencial para a medicina em 20 ou 30 anos, reunindo talentos científicos dos melhores centros da Europa e América, contando com cerca de 35% de pesquisadores estrangeiros.
Durante o evento são realizadas oficinas, experimentos, visitas guiadas aos laboratórios e manejo de equipamentos.
Para o professor Volmir Benedetti, a participação no evento assumiu o caráter de uma visita exploratória, já que informações desta natureza são importantes, tanto para o pós-doutorado quanto para eventuais parcerias entre a Universidade e o Parque.
Benedetti é professor dos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Ciências biológicas, Estética e Cosmetologia e Odontologia do Câmpus de Francisco Beltrão há doze anos. Para o doutorado, contou com bolsa auxílio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.