UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar sedia treinamento em baciloscopia e cultura para tuberculose

Publicado em: 11/12/2014 às 15:00

Realizado no Laboratório de Análises Clínicas da instituição, evento reuniu profissionais da 12ª Regional de Saúde (Umuarama) e 20ª Regional de Saúde (Toledo)

Profissionais de Terra Roxa, Toledo, Guaíra e Palotina participaram da capacitação
Profissionais de Terra Roxa, Toledo, Guaíra e Palotina participaram da capacitação
Bioquímica Thaíse Sgobero, que é responsável pelo setor de Microbiologia e Imunologia
Bioquímico Francisco Matumoto com participantes do evento

Por contar com estrutura moderna e arrojada, o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade Umuarama, foi escolhido para sediar o 1º Encontro para Capacitação em Baciloscopia e Cultura para Tuberculose. O evento teve parceria da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Superintendência de Vigilância em Saúde, Laboratório Central do Paraná e Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública.

Profissionais da 12ª e 20ª Regional de Saúde compareceram à Unipar para assistir demonstrações da prática de padronização na confecção de lâminas, coloração, leitura da lâmina e também cultura para tuberculose. O treinamento foi ministrado pela farmacêutica bioquímica Thaíse Sgobero, responsável pelo setor de Microbiologia e Imunologia Clínica do Laboratório de Análises Clínicas, projeto de extensão universitária da Unipar.

Depois todos foram à 12ª Regional de Saúde para a realização do preenchimento de informações do sistema estadual para este exame. Todo o evento ficou sobre a responsabilidade técnica e coordenação do farmacêutico bioquímico Francisco Matumoto.

“Hoje o Laboratório de Análises Clínicas da Unipar é referência estadual em tuberculose e está apto a realizar, a pedido da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, a capacitação de profissionais de laboratórios que fazem este tipo de exame pelo alto conhecimento prático e técnico sobre a doença”, diz Matumoto. Ele diz ainda que os profissionais que pertencem a essas duas regionais de Saúde não terão mais necessidade de se deslocar até Curitiba para, no Laboratório Central, fazer o treinamento.

Já está agendado para dia 27 de janeiro novo treinamento, agora para a capacitação de pessoal dos laboratórios de Umuarama. “É de grande importância a multiplicação de conhecimentos e padronização dos exames para que haja um controle efetivo desta patologia”, ressalta Matumoto.

Participaram do evento os profissionais Deivision Silva do laboratório Bom Jesus de Terra Roxa; Kiara Vanzi e Elizangela, do laboratório Neolab de Toledo; Taíse Camargo, do laboratório Vita de Guaíra; Micheli Fantinel e Marcos Santos, da Vigilância Epidemiológica de Toledo; Maristela Barbieri, da Vigilância Epidemiológica de Palotina; e Liane Miotto, da Secretaria Municipal de Saúde de Palotina.

Redes sociais>