UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: curso de Agronegócios participa do Programa Empreender

Publicado em: 04/06/2010 às 14:12

Programa realizado pelo Sebrae investe na capacitação como forma de organizar o setor da agricultura familiar

Alunos conhecem os produtos da Feira
Produtos são transformados para agregação de valor
Professor João Álvaro

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Agronegócios da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, leva seus alunos a participar de todos os eventos da cidade e região que focam conhecimentos sobre empreendedorismo e agricultura familiar. Esta preocupação justifica-se pela necessidade que os estudantes têm de interagir com a sociedade, levando e buscando novas informações.

Um dos eventos mais importantes que atraiu a atenção das turmas foi a Feira da Agroindústria Familiar, realizada em frente à prefeitura de Paranavaí. O evento é ligado ao Programa Empreender do Sebrae, que investe na capacitação continuada para organizar o setor.

Na feira são expostos produtos adaptados para agregação de valor, como a pimenta que se torna geléia e conservas com uma remuneração melhor ao produtor. Este ano, os produtores levaram bastante novidades.

Segundo o agrônomo coordenador do curso, professor Álvaro da Silveira, os acadêmicos de Agronegócios podem colaborar bastante para o projeto, já que muitos alunos já estão engajados no empreendedorismo.

Ele cita dois bons exemplos de produtos desenvolvidos por alunos: o salgadinho chips de mandioca e cortes especiais de cordeiro, que agregam valor à atividade. “Nosso aluno está consciente de que se quiser ser gestor, precisa ter visão de empreendedorismo. Ele sabe também que, nesta área, há um bom campo de traba¬lho pela frente para ser explorado”.

O coordenador acompanhou a turma na Feira, onde os acadêmicos puderam conhecer os pequenos e médios negócios apresentados, entender o processo de transformação dos produtos e a forma de trabalho.

Segundo o coordenador, o curso já formou 239 profissionais, muitos deles estão trabalhando em usinas de álcool da região e outros trabalham em empresas de transformação. “O caminho do agronegócio é o empreendedorismo”, exclama Silveira.

Redes sociais>