Você está aqui: Notícias > Unipar: Professora e ex-aluna do mestrado em Direito e Cidadania lançam livro
Unipar: Professora e ex-aluna do mestrado em Direito e Cidadania lançam livro
Publicado em: 05/12/2014 às 11:00
Jussara Suzi Ferreira e a ex-aluna Kelly Cardoso de Moraes lançaram juntas a obra ‘Contratos Bancários e de Planos de Saúde’
Se tornando destaque no mercado e também ganhando espaço na área de atuação, a professora Jussara Suzi Ferreira e a ex-aluna Kelly Cardoso de Moraes, ambas do Mestrado em Direito e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, lançaram recentemente a obra ‘Contratos Bancários e de Planos de Saúde’ no Salão de eventos do Spazio Hotel.
A obra, que se caracteriza pela dialogicidade definida pelas correlações entre a releitura hermenêutica filosófica ontológica compreensiva nos contratos bancários e de planos de saúde, tem ênfase na constitucionalização do Direito Civil e os direitos fundamentais nas relações privadas.
“O intuito foi apontar uma possível resposta para a grande demanda processual, neste seguimento, onde foi defendido o incidente de demandas repetitivas como opção eficaz, desde que bem aplicado na forma do projeto do novo Código de Processo Civil”, comenta a professora Jussara, autora da obra.
A princípio, a dedicação veio após ambas reconhecerem a afinidade pela ‘Hermenêutica Jurídica’, onde se deu início a um percurso de pesquisas instigantes por meio do mestrado em Direito e Cidadania da Unipar, na qual a docente ficou como autora da obra e a ex-aluna, coautora.
O tema pautado vem contribuir para a comunidade em vários âmbitos. A hermenêutica contratual é uma área que requer uma análise hipercomplexa, através do diálogo das fontes, levado a efeito a partir da Constituição Federal, legislação infraconstitucional, observando as cláusulas gerais e princípios aplicados aos contratos de maneira a preservar o "ser", o cidadão, o hipossuficiente técnico e/ou econômico, e não apenas o “ter”, o patrimônio como outrora.
“Entender que esses contratos são realizados por necessidade para desenvolvimento da personalidade do ser e não por escolha dos contratantes, apresenta-se como essencial hoje em dia, o que é discorrido na obra”, pontua a coautora, Kelly Cardoso.
A obra, que também se atenta ao novo Código de Processo Civil, discorre sobre a solução processual que é representada pelos conflitos da massificação de contratos, onde aborda a duração razoável do processo, a garantia da racionalidade dos trabalhos e a segurança dos jurisdicionados.
“Para quem é pesquisador, publicar um trabalho feito com dedicação, como fizemos o nosso, permite a formação de conhecimentos, com enriquecimento da vida acadêmica e profissional didática”, comenta Kelly, que agora é doutoranda em Direito Privado da PUC-MG.
Publicado pela Editora Arraes, o livro pode ser encontrado pelo site online da editora, além de livrarias especializadas.