Você está aqui: Notícias > Guaíra: Gestão Ambiental é parceiro de projeto de reciclagem de lixo do DMMA
Guaíra: Gestão Ambiental é parceiro de projeto de reciclagem de lixo do DMMA
Publicado em: 04/12/2014 às 14:00
Primeira reunião sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos foi realizada na Unipar; alguns projetos da Prefeitura já estão sendo executados
O curso de Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar tem se empenhado bastante em ações que interagem com a comunidade. Agora está se colocando à disposição para apoiar mais uma outra grande iniciativa, que vai gerar muitos benefícios para o meio ambiente.
Os trabalhos já começaram, na Unipar. A coordenadora do curso, professora Rosiley Berton Pacheco, e os acadêmicos Gilmar Maximo Barbosa, Jean Alvarenga, Vanessa Alves Moreira, Rodrigo Mariano, Aline Priscila de Souza e Taina Pascual representaram a Instituição na primeira reunião sobre PGRS (Plano de Gestão de Resíduos Sólidos).
O evento contou com a participação da diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA), Maria José Amaral, e dos representantes da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos, Luiz Carlos de Campos, e do departamento de Pesquisa e Extensão da Unidade, Luis Ricardo Ebuchi.
De início, o estudante Gilmar citou os pontos específicos a serem tratados no decorrer do encontro, que estavam na pauta.
Em seguida, a diretora falou sobre os projetos que já estão sendo desenvolvidos no município em relação ao PGRS. “O município está se adequando às normas estipuladas no plano; exemplos são as atividades que já estão sendo desenvolvidas, como colocação de lixeiras de descarte seletivo na cidade, projeto de compostagem em escola visando o reaproveitamento de resíduos orgânicos com utilização de containers, capacitação aos integrantes da Associação e campanhas de sensibilização à comunidade”, destacou.
Durante à reunião, os estudantes deixaram clara sua vontade de colaborar. “Essa disposição dos acadêmicos junto ao departamento de meio ambiente, visando auxiliar na implementação do PGRS e buscando integrar às necessidades e dificuldades que o município encontra quanto ao PGRS é oportuna e indispensável”, afirmou a diretora.
Firmada a disponibilidade dessa integração entre Unipar e departamento de meio ambiente, foi solicitado aos representantes dos acadêmicos, que junto aos professores do curso de Gestão Ambiental, desenvolvessem projetos que possam auxiliar na gestão dos resíduos sólidos, visando o reaproveitamento, reciclagem e conscientização, para que sejam avaliados e postos em prática.
“Essa proposta de parceria tende a trazer somente benefícios a ambas às partes envolvidas. Para o município formar parcerias visando à implementação do PGRS soma positivamente, uma vez que muito ainda tem que ser feito”, avalia a coordenadora.
Segundo ela, para a Unipar e o curso, mais que um benefício, torna-se um dever atuar diretamente nessa questão: “Buscamos, entre tantos objetivos, preparar o acadêmico de Gestão Ambiental para esse mercado promissor, porém defasado, e, ao mesmo tempo, auxiliar na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, acrescentou, demonstrando total satisfação com as propostas que estão sendo estudadas.