Você está aqui: Notícias > Umuarama: Projeto do curso de Design de Moda ensina corte e costura para idosos
Umuarama: Projeto do curso de Design de Moda ensina corte e costura para idosos
Publicado em: 02/12/2014 às 16:00
Saias, vestidos, blusas são algumas das peças que eles aprendem a confeccionar com os estudantes
A primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar está animada com as aulas. O ano letivo está chegando ao final e, desde fevereiro, diversas foram as atividades teóricas e práticas realizadas com os mais de 70 estudantes.
A mais recente delas foi o desfile de looks criados pela turma. O evento foi um sucesso e provou que a graduação chegou para ficar, com os alunos esbanjando criatividade e colocando em prática tudo o que estudaram até aqui. Boa parte desse conhecimento vem do projeto extensionista ‘Oficina Prática de Corte e Costura para Melhor Idade’, em que eles primeiro aprendem técnicas de corte e costura e, depois, repassam para idosos da comunidade.
“Saias, vestidos, blusas são algumas das peças que eles aprender a confeccionar. E o projeto têm vários objetivos. Além de proporcionar aos alunos a prática das teorias do curso, a integração da turma, permite também uma interação entre jovens e idosos; com isso, todos saem ganhando”, ressalta o coordenador do projeto, professor Gilberto Alves, enaltecendo que outro benefício é a geração de uma fonte de renda complementar. “Com o conhecimento, a experiência adquirida, os idosos podem costurar para outras pessoas e ganhar um dinheiro extra”.
O estudante Felipe Arrabaça aprendeu a costurar no projeto. “Não tinha nenhuma noção sobre costura. Hoje já tenho um pouco de experiência; está sendo incrível aprender e, ao mesmo tempo, compartilhar os conhecimentos com a comunidade. E o mais legal é que muitos idosos já sabem costurar e acaba sendo uma troca”.
Com o colega Jonatan Carvalho está sendo diferente. Morador da cidade vizinha de Pérola, trabalhou durante nove anos em fábrica de vestuário. “Essa experiência está sendo essencial na minha formação acadêmica, tudo fica mais fácil. E participando desse projeto temos a oportunidade de colocar a ‘mão na massa’, aplicando o que aprendemos em sala de aula e ensinando a comunidade; estou adorando”, conta o estudante, que pretende se especializar em Criação e Estilismo.
Quem está animada com as aulas do projeto é a professora aposentada Fumika Nakano, de 65 anos. “Como já sei costurar, aqui posso aprimorar o que aprendi. Bom também é que aprendemos a usar as máquinas modernas do projeto. E os acadêmicos também são queridos, atenciosos e tiram todas as nossas dúvidas”. Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 14h às 18h, nos laboratórios de Modelagem e Costura. Os tecidos e linhas são fornecidos pelo curso. O projeto deu tão certo que as atividades continuam no próximo ano.