UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Curso de Ciências Biológicas planeja Museu de Ciências para 2015

Publicado em: 01/12/2014 às 17:13

As peças em preparação são resultantes das coleções montadas pelos acadêmicos como avaliação prática de algumas disciplinas

Equipe de professores e alunos que estão trabalhando na elaboração das peças do museu

Com a intenção de melhorar ainda mais o atendimento que o curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, presta à comunidade, no próximo ano será montado o Museu Interdisciplinar de Ciências. O MIC está sendo construído nas dependências da Unidade para atendimento da comunidade da região. Há três anos estão sendo preparadas, por professores e acadêmicos do curso, as peças que comporão o acervo.

Segundo o professor Fernando Rodrigo Treco, coordenador do projeto, as peças em preparação são resultantes das coleções montadas pelos acadêmicos como avaliação prática de algumas disciplinas, das coletas realizadas nas viagens de estudo e visitas técnicas e das trocas realizadas com outras instituições, que a princípio estão armazenadas no Laboratório de Zoologia, Botânica e Geologia.

Também vão para o MIC organismos coletados para os projetos de pesquisa e para os Trabalhos de Conclusão de Curso pelos acadêmicos, como animais mortos por atropelamento nas rodovias de toda a região, que são recolhidos por uma equipe (com licença do órgão ambiental) e taxidermizados e exemplares recolhidos nas pesquisas de levantamento da fauna e da flora.

“Quando o visitante for visitar o museu, estará tomando conhecimento sobre a biodiversidade da região, expressa nas peças à mostra. E considerando as palavras do grande pensador Leonardo da Vinci, `não se pode amar ou odiar aquilo que não se conhece’, espera-se que as informações adquiridas pelos visitantes possam contribuir para a conservação da biodiversidade da nossa região”, complementa. Da mesma forma, ao preparar a exposição, o acadêmico enriquece seus conhecimentos práticos, o que lhe possibilita ser um biólogo melhor capacitado.

Laboratório Aberto

O projeto de extensão “Laboratório Aberto”, do curso de Ciências Biológicas, que há dez anos recebe visitantes, principalmente alunos das escolas da região, neste ano, teve a parceria das áreas de Estética e Cosmética e Enfermagem. Foram recebidos, aproximadamente, 2.600 alunos, para práticas que trataram da Zoologia, da Botânica, da Microbiologia, da Biotecnologia, da Anatomia e dos cuidados com a pele e a estética facial.

Quando nos deparamos com a expressão de surpresa no rosto dos alunos ao observarem pela primeira vez um micro-organismo ou com o olhar curioso ao visualizarem o funcionamento dos seus órgãos, a ação de uma enzima ou as características de um animal, sentimos que as propostas do projeto são atingidas. A prática, ao mesmo tempo que encanta, enriquece e complementa o estudo teórico, que ainda é o único recurso de muitas das escolas. Desta forma é gratificante podermos contribuir com a Educação na região, mesmo que sejamos um curso de bacharelado”, diz a professora Luciana Pellizzaro, coordenadora do curso de Ciências Biológicas. Além do recebimento de alunos nos laboratórios, o projeto também se estende ao campo, com atividades de educação ambiental, biodiversidade, técnicas de estudo, mostras, exposições, etc.

Redes sociais>