Você está aqui: Notícias > Umuarama: Projeto ‘Orientação Profissional’ atende cidades da região
Umuarama: Projeto ‘Orientação Profissional’ atende cidades da região
Publicado em: 28/11/2014 às 15:30
Este ano, estudantes do ensino médio de Juranda, Perobal, Francisco Alves e Altônia foram contemplados
Há mais de dez anos, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar ajuda estudantes do ensino médio a decidir que caminho tomar quando o assunto é profissão. Estagiários do projeto de extensão universitária ‘Orientação Profissional’ participam dos trabalhos.
A equipe, supervisionada pela professora Maria Adelaide Pessini, realiza encontros e debates com os jovens. Quem participa aproveita para tirar todas as dúvidas. Entram em discussão paradigmas profissionais, mercado de trabalho, além de questões relacionadas à vocação, propriamente.
“Nossas estagiárias trabalham com informações voltadas a analisar potencialidades e aptidões de cada um, em atendimentos individuais ou em grupo”, diz a professora, que é mestre em Psicologia Social e da Personalidade.
Além de atender Umuarama, o projeto vai às cidades da região. Este ano foi à Juranda, Perobal, Francisco Alves e Altônia. “Foi uma forma que encontramos para estender os benefícios do projeto”, diz a professora. “Para as estagiárias, participar do projeto é uma oportunidade que garante mais aprendizado em psicologia e propriamente na área de orientação vocacional, um campo que desponta entre os mais promissores da carreira”, destaca.
Para a acadêmica Laisa dos Santos Cipriano, que atuou em Juranda, no Colégio Estadual Dona Leopoldina, a iniciativa é de fundamental importância aos jovens atendidos: “O projeto só vem a contribuir, pois auxilia nesse momento tão importante, que é a escolha do curso a seguir. Com a atividade também temos a oportunidade de apresentar aos estudantes os programas do Governo, que cada vez mais incentivam o ingresso em universidades”.
Em Perobal, a acadêmica Fabiana Gonçalves ministra as atividades no Colégio Estadual Ana Neri. Ela diz que é gratificante poder ajudar o jovem a resolver as suas angústias geradas pelas indecisões e falta de conhecimento: “O projeto nos possibilita a prática de atuação e intervenção do psicólogo. Cada vez mais se compreende que os projetos de vida dos alunos passam por uma rede de relações que envolvem os professores, os pais e amigos. Vendo isso, novo dever é afinar e contribuir na escolha do curso para seguirem”.
O projeto ainda conta com Raíssa Faxina, que atende em Francisco Alves, no Colégio Estadual Vicente Tomazini, e Eliane Calhiari, em Altônia, no Colégio Estadual Malba Tahan.