Você está aqui: Notícias > Agile Tour: Curso de Sistemas de Informação traz a Cascavel evento mundial
Agile Tour: Curso de Sistemas de Informação traz a Cascavel evento mundial
Publicado em: 28/11/2014 às 15:00
Evento teve início na França com a visão de criar lideranças em metodologias ágeis e incentivar a adoção de técnicas inovadoras por grupos e empresas
No último fim de semana, Cascavel foi cenário para a 1ª Agile Tour, a maior conferência sobre metodologias ágeis no mundo. O evento aconteceu no auditório da Universidade Paranaense – Unipar e foi promovido pelo curso de Sistemas de Informação, em parceria com a Datacoper e Objective Solutions, de Maringá.
A iniciativa nasceu na França e tem como principal missão criar lideranças em metodologias ágeis e promover uma comunicação em massa, compartilhando visões e casos de sucesso, incentivando a adoção dessas técnicas por grupos e empresas. Em Cascavel, a experiência foi bastante positiva, reunindo acadêmicos e comunidade de desenvolvimento de software de toda a região.
A programação foi diversificada. O programador Edson Yanaga abordou a temática ‘Transformando desenvolvedores numa equipe 10X’, enaltecendo formas para minimizar problemas e colocar o software em produção, dando destaque também ao trabalho em equipe e à competência DevOps.
Outro assunto que chamou a atenção dos participantes foi ‘Gamification e o lado negro dessa força’, ministrado pelo gestor de operações Marcelo Walter. Sua fala apresentou o que motiva a trabalhar com TI, desenvolver software e os elementos dos jogos para o dia a dia de trabalho, “técnica recente que começa a expandir, trazendo motivação e entusiasmo”. Contudo, afirma que gamificar traz motivação enorme, mas se não souber fazer traz frustração.
À frente da organização, o agilista Juliano Ribeiro, da Objective Solutions, também ministrou palestra, cujo tema foi ‘Falhem comigo e sejam melhores’. O foco foi debater sobre como aprender com o erro, dando exemplos de empresas que falharam e ficaram melhores, criando um ambiente seguro para que as falhas sejam minimamente impactantes.
O empreendedor e profissional de marketing digital, Renan Freitas, foi um dos convidados para palestrar, discutindo sobre a aplicação do design thinking (metodologias para entender o comportamento do usuário) na inovação em tecnologia. O objetivo foi conscientizar profissionais de tecnologia da importância de entender os problemas do usuário antes de construir soluções.
Além das palestras, o evento contou com stand up meeting...commedy, criado pelo analista de sistemas Giancarlo Pessatto, contando sua história de vida na área da tecnologia: ida para Maringá, faculdade, primeiro trabalho e entrevista, e outras situações engraçadas.
O coordenador do curso, professor Ângelo Sucolotti, ressalta que “eventos do porte do Agile Tour, Caravana Java, PGDay colocam nossa cidade em destaque no cenário nacional e internacional, proporcionando à comunidade acadêmica e profissionais da área de TI oportunidade de qualificação diferenciada e, assim, estarem preparados para as demandas do Mercado”.