Você está aqui: Notícias > Umuarama: Formandos de Ciências Contábeis se destacam no Exame de Suficiência
Umuarama: Formandos de Ciências Contábeis se destacam no Exame de Suficiência
Publicado em: 27/11/2014 às 17:00
Desde 2010, aprovação no exame é requisito obrigatório para o exercício da profissão
A dedicação de seus alunos aos estudos aliada à qualidade de sua estrutura tem trazido bons resultados ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Mais uma vez, estudantes e professores estão comemorando a aprovação de formandos no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.
Neste ano, a prova foi realizada no Câmpus III da Unipar. Com a instituição da lei 12.249, que foi publicada em 11 de junho de 2010, a aprovação no exame passou a ser requisito obrigatório para o exercício da profissão. Dos 85 que fizeram o Exame, 47 foram aprovados; o percentual alcançado – 55% – é bem maior que o Nacional, que não passou de 33%.
Entre os aprovados está Elias Sobreiro dos Santos. “Os efeitos da globalização e os avanços tecnológicos criaram um mercado mais exigente para o profissional contábil. E ter passado no exame antes de terminar a graduação me dá mais confiança para encarar os desafios do mercado de trabalho”, anima-se o formando, atribuindo o feito também à qualidade da matriz curricular e infraestrutura do curso. “A base sólida da graduação foi fundamental nessa aprovação, nos oferecendo um projeto político-pedagógico e um corpo docente de alto nível”.
O colega Bruno Cesar Marsolla acrescenta: “A maioria das perguntas abordadas na prova foi de conteúdos que estudamos. Isso reflete a qualidade do curso, que nos prepara para o exame e outros testes, como concursos e testes seletivos em grandes empresas”.
O coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, ressalta que desde que a lei foi implantada o curso incentiva os formandos a prestarem o exame. “A exigência da aprovação no exame significa um grande avanço na profissão, garantindo não só a qualidade técnica dos serviços contábeis, mas também a adequação das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais”.
E destaca: “A ótima participação dos nossos estudantes no exame demonstra que estamos no caminho certo, focando sempre a excelência na formação acadêmica”.