UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de História apresenta pesquisa em Simpósio da USP

Publicado em: 27/11/2014 às 10:43

Estudo foi desenvolvido pelo professor Fausto Irschlinger, versando sobre biografias e autobiografias

O coordenador de História na cidade universitária da USP

O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar foi bem representado, agora em novembro, no 7º Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção, promovido pela USP (Universidade de São Paulo) em parceria com a Anphu (Associação Nacional de História).

O evento reuniu professores, pesquisadores e pós-graduandos de todo o Brasil. Na oportunidade, o coordenador da graduação em Cascavel, professor Fausto Alencar Irschlinger, apresentou trabalho intitulado ‘Escritas de si e sua recepção, a produção da imagem e a criação de mitos edificantes na biografia’.

O foco discutido pelo docente e pesquisador foi como as biografias são criadas ao longo da história, suas intencionalidades, as autobiografias e a construção de mitos de “heróis” e “personagens exemplares”. Seu estudo demonstra como a trajetória de vida de intelectuais e personalidades trazem nas entrelinhas muito da subjetividade, proporcionando reflexões e sentimentos na história, desconstruindo as figuras heroicas e personagens míticos na história brasileira.

Sua fala trouxe também os medos, temores, desilusões e incompreensões desses “heróis”, verificando, assim, trajetórias singulares na construção de indivíduos. Segundo explica, suas discussões aproximam o campo da história e da psicanálise, trazendo novas teorias, conceitos e discussões chave, interligando as áreas.

Sobre a participação, destaca: “O incentivo dado pela Universidade Paranaense para que professores participem de eventos de relevância, podendo, além de compartilhar os estudos desenvolvidos, interagir com profissionais e pesquisas de diversas universidades brasileiras, discutindo ideias de maneira produtiva também para o contexto de sala de aula é muito importante”.

Para a participação, Irschlinger contou com apoio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente).

Redes sociais>