UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Alunos de Contábeis visitam o Inst de Planej e Tributação

Publicado em: 26/11/2014 às 17:30

Em Curitiba, grupo também passou pelo Conselho Regional e pela indústria multinacional Kuhn Montana

Otávio do Amaral, diretor do IBPT, fala sobre o órgão e a importância do planejamento tributário nas organizações empresariais
Otávio do Amaral, diretor do IBPT, fala sobre o órgão e a importância do planejamento tributário nas organizações empresariais
Estudantes atentos à palestra sobre o IBPT
Equipe da Unipar com representantes do IBPT
Estudante recebe lembrança do instituto
Professor Clóvis Uliana com equipe do IBPT
Professores e estudantes na sede do CRC
Professores e estudantes na sede do CRC
Professores e estudantes na empresa Kuhn Montana
Professores e estudantes na empresa Kuhn Montana
Professores e estudantes na empresa Kuhn Montana
Grupo posa para foto no museu Oscar Niemeyer
Em palesta, diretor Pedro Hugo Catossi fala sobre as funções do CRC

Um grupo de 40 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade-Sede, foram a Curitiba para conhecer os projetos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). Os futuros contadores foram recebidos pelo diretor do órgão, Otávio do Amaral, que apresentou um breve histórico da instituição, suas atividades e projetos.

Lá, os visitantes assistiram à palestra sobre o PAI (Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio) e o seu funcionamento e o Sistema de Gestão desenvolvido pelo IBPT, cujo software possui versões para microempresários e contadores.

Para a aluna Raquel dos Santos Moura, o PAI é uma ferramenta útil aos contabilistas. “Já tinha ouvido falar desse programa, mas ainda não havia me aprofundado. Ele é ótimo para aproximar o pequeno empresário do seu contador e tem tudo para dar certo”, opina.

“O Instituto é muito interessante. Eu sempre olho o Impostômetro e acho muito importante a existência dele porque antes ninguém tinha dados reais sobre o quanto pagamos de impostos. Hoje o cidadão tem ciência do que está pagando e com essa informação pode cobrar mais dos governos”, diz o aluno Marciano Gomes de Araújo.

Seu colega, Diego Henrique Soriani, completa: “Assistindo à palestra percebi que a área tributária hoje também é uma área gerencial. E é nela que a gente procura a redução de custos, pois a tributação brasileira é muito alta. Portanto, um bom planejamento tributário é de grande valia para as empresas”.

O grupo estava acompanhado dos professores Clóvis Uliana (coordenador do curso de Ciências Contábeis), Arlete Marques e Thiago Henrique Felizador. “O IBPT é um braço direito na luta do Brasil em torno do sistema de tributação. E o Instituto está de parabéns por colocar o PAI à disposição, não só da academia, mas também dos empresários, pois é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de uma empresa, principalmente na área tributária”, ressalta Uliana.

A palestra aconteceu no auditório do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), onde o grupo também aprendeu sobre o funcionamento do órgão, com o diretor operacional Pedro Hugo Catossi, e assistiu a vídeos institucionais com a história da contabilidade. Os futuros contadores aproveitaram a oportunidade e visitaram o Museu da Contabilidade.

Visita Técnica

Na passagem por Curitiba, o grupo aproveitou para visitar a Kuhn Montana, indústria multinacional localizada em São José dos Pinhais. Atendendo mais de 220 revendedores do Brasil e exterior, a empresa produz mais de 50 tipos de produtos, como pulverizador, colhetadeira de algodão e tratores. Os visitantes foram recebidos pela controller Fabiane Basseto, ex-aluna do curso. “Além de conhecer todo o setor industrial na parte de gestão, esse contato com a egressa enriqueceu ainda a visita técnica, possibilitando a troca de informações estudadas no decorrer da graduação”, destaca o coordenador, professor Clóvis Uliana. Um tour pelo museu Oscar Niemeyer fez parte do roteiro.

Redes sociais>