UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: 1ª Jornada de Engenharia Civil estimula a criatividade dos estudantes

Publicado em: 26/11/2014 às 15:57

Na programação, workshops, palestras e gincanas, que desafiaram os alunos a construir miniatura de ponte com palito de sorvete e catapulta

Alunos foram desafiados a construir uma ponte com palito de sorvete
Ponte ganhadora suportou cerca de 80 quilos
Dezenas de acadêmicos participaram da Jornada
Acadêmicos também desenvolveram catapultas
Acadêmicos também desenvolveram catapultas
Catapultas tinham de acertar um alvo a cerca de 15 metros de distância
Catapultas tinham de acertar um alvo a cerca de 15 metros de distância

Com o objetivo de orientar os acadêmicos em sua formação profissional de maneira generalista, humanística, ética, social e ambientalmente responsáveis, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando-os a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas da sociedade, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí promoveu a 1ª Jornada de Engenharia Civil.

Na programação, workshops, palestras e gincanas fizeram parte das atividades. Para as palestras, renomados da área foram convidados a participar, entre eles Rúbia Trevisol, arquiteta da empresa Eternit, Alex Ambrósio, da empresa Tigre, o engenheiro eletricista Cássio Murilo Linzmaier, o engenheiro civil da prefeitura de Paranavaí, Fábio Yoneyama, e o presidente do Crea/Paranavaí, João Arthur Casado.

Organizado pelo coordenador do curso, professor Marcelo Eiji Narata, e pela professora Michele Barboza dos Santos, a jornada visou, ainda, propiciar condições para o desenvolvimento das habilidades e competências técnicas profissionais necessárias ao pleno desenvolvimento das atividades, bem como a criatividade, o empreendedorismo e a capacidade gerencial dos alunos.

Como desafio para os acadêmicos, o corpo docente propôs a Gincana Acadêmica, que na 1ª edição contou com o Concurso “A Ponte”, onde os alunos tiveram quatro horas para confeccionar o protótipo de uma ponte que fosse o mais leve e forte possível utilizando apenas palitos de sorvete e cola para madeira; o teste de carga foi realizado no dia posterior e a ponte campeã suportou 80 kg.

Para encerrar as atividades, os acadêmicos tiveram outro desafio, “A Catapulta”, onde a tarefa era constituir o lançamento de projéteis com catapultas construídas pelas equipes de forma a acertar um alvo a 15 metros de distância do ponto de lançamento.

“A Jornada propiciou a articulação entre a teoria e a prática, promovendo a integração entre alunos e professores, além de estimular os acadêmicos à pesquisa e sua articulação com os vários setores do conhecimento adquiridos no decorrer do ano letivo”, comenta Narata.

Redes sociais>