Você está aqui: Notícias > UNIPAR ajuda o Dia do Desafio ficar mais desafiador
UNIPAR ajuda o Dia do Desafio ficar mais desafiador
Publicado em: 02/06/2010 às 14:10
Estudantes de Educação Física se engajam, ajudando a monitorar atividades. Funcionários aderem, acreditando no princípio do evento: combater o sedentarismo
Saia da rotina e pratique exercícios físicos durante quinze minutos consecutivos, para melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Essa é a proposta do Dia do Desafio, celebrado mundialmente na última quarta-feira do mês de maio. Vale caminhar, pedalar, alongar-se, dançar ou praticar qualquer atividade física, até lavar roupa, cortar grama, trocar móveis de lugar. A Universidade Paranaense – UNIPAR apoiou o evento. Há quinze anos, essa competição amigável, entre cidades do mesmo porte, visa mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Conforme os organizadores do SESC, ‘vencem’ os cidadãos que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
EM CASCAVEL Houve mobilização de acadêmicos, funcionários e de alunos do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), que estavam em visita aos laboratórios. Durante os períodos da manhã e à tarde, foram oferecidas e atividades aeróbicas e alongamento, no hall de entrada do Campus. Este ano, Cascavel disputou com Barinas, na Venezuela. A participação foi registrada por telefone e o resultado é aguardado para segunda-feira. “Atingimos nossas expectativas, com a participação de quase 165 mil habitantes. Nossa pretensão é transformar esta iniciativa em um hábito, por meio da sensibilização”, justifica Silvana Salvi, uma das coordenadoras do Desafio em Cascavel. Nesse dia, os cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Biomedicina levaram informações para a população de Ibema e para visitantes da Praça Wilson Joffre. Eles puderam aferir a pressão arterial, aprender sobre o autoexame das mamas e fazer exames de glicemia. Orientações também foram repassadas sobre o uso correto das plantas medicinais e os perigos causados pelo contato com animais peçonhentos.
EM TOLEDO Muito agito marcou o Dia do Desafio. Cerca de quarenta acadêmicos do curso de Educação Física foram voluntários na coordenação das atividades. Estudantes de outros cursos também auxiliaram. Funcionários de várias empresas, entidades e colégios de Toledo e região foram motivados a praticar exercícios, como alongamento, dança e ginástica, ao som de animadas músicas e com a vinheta da ação.
EM FRANCISCO BELTRÃO A abertura oficial do Dia do Desafio aconteceu pela manhã, no calçadão, com a apresentação do Grupo Sou Arte, de Campo Mourão. A principal atração foi a corrida das autoridades, que envolveu o prefeito de Francisco Beltrão Wilmar Reichembach e lideranças da comunidade. A UNIPAR não ficou de fora. O diretor do Campus, professor Claudemir José de Souza, e o coordenador do curso de Educação Física, professor Roberto Carlos Gilini, competiram entre si. Antes da abertura oficial, a UNIPAR, representada pelos acadêmicos de Educação Física, participou do desafio em um jogo de futebol com os colaboradores do Jornal de Beltrão. A participação da UNIPAR se estendeu durante todo o dia. Na frente do Campus, colaboradores e acadêmicos dos cursos de Biomedicina e de Estética e dos cursos noturnos também se exercitaram. As escolas das redes municipais e estaduais e mais de sessenta empresas, de diversos segmentos econômicos, aderiram às atividades físicas.
EM UMUARAMA mais de 100 estudantes foram escalados para monitorar as atividades em grandes empresas, entidades e academias públicas. A cidade fez bonito: 69.623 pessoas se mexeram na quarta-feira, representando 69,90% da população (dados do Sesc). Todos os anos o curso de Educação Física dá o maior apoio ao evento do Sesc. Apoio merecido, afinal, o objetivo é nobre: estimular as pessoas à prática do exercício físico e, assim, promover melhoria nos índices de qualidade de vida. A coordenadora do curso, professora Silvia Sucupira Sarto, acompanhou os trabalhos.