Cascavel: Ciências Contábeis promove treinamento para uso de planilhas
Publicado em: 25/11/2014 às 16:17
Curso reuniu MEIs do Programa Empresa Fácil; intuito é propiciar condições para empresas se desenvolverem e gerar empregos
Em mais um ano de parceria, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar contribuiu com treinamentos para MEIs (Microempreendedores Individuais) cadastrados no Programa Empresa Fácil, em Cascavel. Ministrado pela professora Maria Denardi (coordenadora), neste segundo semestre, um dos cursos teve como foco o uso de planilhas para controles financeiros, falando sobre controle de estoque, cálculo de custo, fluxo de caixa, caixa, controles bancários, contas a receber, contas a pagar e orçamento.
O Programa foi instituído pela Lei nº 5.409/2009 e tem por objetivo incentivar a legalização de negócios informais e facilitar a abertura de novas empresas. Existe há quatro anos em Cascavel e são quase sete mil microempreendedores formalizados. As capacitações são gratuitas.
“A Universidade está sempre presente capacitando nossas empresas, fazendo a diferença. Sem parceiros nosso objetivo não seria possível, o de fazer com que eles organizem suas empresas para que elas possam se desenvolver, crescer e migrar para microempresa, gerando empregos e contribuindo para a economia local. Sabemos que a simples retirada da informalidade já foi um grande passo, só que o período de transição precisa ser substituído por ações de capacitação e conscientização dessa nova massa de empresários”, afirma a coordenadora do Programa, Janete Weschenfelder.
A MEI, Márcia Piassa, tem negócio no ramo de roupa íntima feminina e produtos afrodisíacos. Ela participou em duas edições do curso e diz que foi muito interessante: “Gostei bastante; utilizo sempre a planilha no Excel, ela é prática, já soma tudo, eu economizo tempo e ainda organizo o caixa. Excelente professora”.
Para os empreendedores que desejam participar do Programa, Janete explica que os requisitos são: ter receita anual bruta de até R$ 60 mil e que estejam atuando na ilegalidade: “Estes profissionais terão facilidades para legalizar seus negócios com a isenção de impostos, pagando apenas uma taxa mensal de aproximadamente R$ 43,00 de INSS”.