Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudantes de Pedagogia conhecem primeira brinquedoteca do Brasil
Umuarama: Estudantes de Pedagogia conhecem primeira brinquedoteca do Brasil
Publicado em: 24/11/2014 às 18:00
Em Indianópolis/SP, grupo foi recebido pela fundadora do projeto; brinquedoteca Meimei, de São Bernardo do Campo, também entrou no roteiro
Um grupo de estudantes e professoras do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, tiveram uma experiência única e inesquecível. Recentemente, os futuros pedagogos conheceram a primeira brinquedoteca do Brasil, fundada em 1981 na cidade de Indianópolis/SP.
Ao chegar, os visitantes foram recebidos pela fundadora, professora Nylse Helena Cunha. “Ela foi simpática e atenciosa com todos nós; apresentando o projeto, fez um resgate da história das brinquedotecas e, em especial, a que ela criou. Com toda sua experiência, nos repassou conhecimentos importantes sobre a formação do brinquedista. Conhecemos os espaços e ficamos encantados ao ver brinquedos que fizeram parte da nossa infância”, afirma a professora Lucyelena Picelli, coordenadora da Brinquedoteca da Unipar.
Lá também assistiram a um vídeo com a história do projeto. O grupo aproveitou a oportunidade para visitar outra brinquedoteca de São Paulo, a instituição assistencial MEIMEI, que fica na cidade de São Bernardo do Campo e é coordenada pela professora Beatriz Gimenes, reconhecida no país por escrever livros na área da ludicidade e brinquedoteca. A entidade é mantida com doações, entre elas a de brinquedos descartados, que são restaurados por voluntários e, depois, vendidos.
Para a professora Lucyelena, a excursão didático-pedagógica enriqueceu, em muito, a bagagem de conhecimentos dos estudantes. “Antes da viagem, eles fizeram uma pesquisa pela internet sobre as brinquedotecas que deveríamos visitar; ou seja, participaram de todo o processo”, conta.
“Tudo que aprendemos e vimos nas duas visitas, como as atividades lúdicas, pedagógicas e culturais, vamos utilizar como referência na qualidade do ensino e do serviço prestado na nossa brinquedoteca”, acrescenta a coordenadora.