Umuarama: Estudantes esbanjam criatividade no primeiro desfile de Moda
Publicado em: 21/11/2014 às 17:38
Peças criadas pela primeira turma do curso foram feitas com materiais alternativos; trabalho exigiu muita pesquisa
A primeira turma do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar passou por uma grande prova, recentemente. Os estudantes foram desafiados a mostrar na passarela o que aprenderam no decorrer do ano letivo, na disciplina ‘Pesquisa e Criação de Moda’. O resultado: um show de criatividade nos looks que desfilaram na passarela montada no Pátio das Colunas do Câmpus-Sede.
Explorando o tema ‘O Mundo dos Quadrinhos’, cada look que entrava na passarela causava frisson no público. Estudantes de outros cursos, funcionários e pessoas da comunidade externa apreciaram de perto as mais de 40 peças, apresentadas por estudantes do curso ou por modelos convidados. O diretor geral, professor Nilvio Ourives dos Santos, prestigiou.
“Nossa proposta foi resgatar a arte moderna, mostrar que ícones pop das histórias em quadrinhos podem ser agentes inspiradores para a moda. A partir desse tema, os alunos foram instigados a criar roupas à base de material têxtil e alternativo, como plástico, metais, papel celofane, forminha de brigadeiro, arames, palha de milho e até pipoca”, explica o professor Gilberto Alves, que ministra a disciplina. “Os looks ficaram surpreendentes e eles arrasaram, mostrando um enorme potencial criativo na fase de pesquisa e produção”, elogia.
Os acadêmicos Felipe Arrabaça e Leli Raphaela Alves produziram um traje inspirado na personagem Ririchyo Shirakiin, uma estudante rebelde dos quadrinhos. “Criamos uma saia armada na cor preta e um corpete com metate preto e metade vermelho; o preto significa rebeldia e o vermelho, a paixão pela raposa. Adoramos o resultado e noss intenção foi passar um pouco dessa paixão louca da personagem”, conta a estudante. “O look tem uma certa dualidade, dando mais a cara da personagem”, emenda o colega.
O desfile também foi levado ao Câmpus 3. Além desta atividade, a turma interagiu em outros eventos. A aluna do curso e estilista Nilda Santana, proprietária do ateliê que leva o seu nome, compartilhou suas experiências falando das tendências para o próximo ano e a importância da pesquisa de moda.
Os professores Ivana Simili e Ronaldo Vasques, ambos da UEM, foram convidados para lançar o livro ‘Indumentária e Moda – Caminhos Investigativos’, do qual eles são organizadores e também participam como escritores.
Para a coordenadora do curso, professora Marianna Costa Oliveira, o desfile foi enriquecedor. “Acredito que o público entendeu a mensagem do nosso primeiro desfile, que teve entre outros objetivos apresentar o curso à comunidade. Já os alunos ousaram; além de aprenderem sobre o comportamento e o respeito que devemos ter com cada estilo, também superaram seus obstáculos quanto a lidar com público, produção, passarela e organização”.
Nesse semestre, a coordenação também realizou o 1º Encontro do Curso de Design de Moda, o Fórum Pedagógico e o Fórum de Egressos, que teve o intuito de unir os acadêmicos que se formaram no antigo curso.