UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Fisioterapia expõe no Encontro de Iniciação Cientifica mais de 40 trabalhos

Publicado em: 19/11/2014 às 15:00

Número expressivo traduz envolvimento de professores e alunos na pesquisa multidisciplinar

Acadêmicas durante apresentações dos trabalhos
Acadêmicas durante apresentações dos trabalhos
Estudantes posam para foto orgulhosas de seus projetos
Estudantes posam para foto orgulhosas de seus projetos
Grupo que participou do encontro
Grupo que participou do encontro

Durante todo o ano os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, trabalharam na elaboração e conclusão de artigos voltados ao trabalho do profissional da fisioterapia como membro importante e decisivo da equipe multidisciplinar.

Esse ano, no 13º Encontro de Iniciação Científica e Fórum de Pesquisa, cerca de 60 alunos participaram do evento realizado na Unidade-Sede da Unipar. No total, apresentaram aproximadamente 40 trabalhos na forma de painel.

“Os alunos já começam o ano apresentando interesse na elaboração de estudo e na futura publicação de artigos. Aproveito a disciplina de metodologia da pesquisa, a qual ministro no curso de Fisioterapia, para estimulá-los nesta área e, assim, tem sido anos muito produtivos”, orgulha-se a professora Dora Segura.

Foram inúmeras áreas abordadas nos estudos apresentados neste ano: artigos envolvendo as áreas da ortopedia, cardiologia, neurologia, pediatria, reumatologia, pneumologia e discutidas várias técnicas de abordagem profissional, fisioterapia em pré e pós-operatório, uso de cinesioterapias diversas, como osteopatia, pilates, hidroterapia, além da inclusão de técnicas inovadoras, como o uso da Kinesio Taping.

A professora enfatiza que é de grande importância a participação em eventos como este: “Essa troca de aprendizagem fora de aula, a aquisição de novos conhecimentos advindos de outros profissionais que não são os professores do curso são ótimos para a formação profissional do aluno”.

As acadêmicas Lilian Abentroth e Jéssica Sena, ambas do 4º ano, ficaram satisfeitas com a experiência. “Passamos o ano fazendo um artigo e vê-lo pronto é uma realização; publicá-lo, então, é o reconhecimento de nosso empenho”.

Redes sociais>