UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Psicologia faz confraternização para encerrar projetos de extensão

Publicado em: 17/11/2014 às 14:06

Doze projetos foram desenvolvidos, contemplando crianças, 3ª idade, pacientes de UBS, jovens em busca da carreira e outros

Liliane de Farias posa com integrantes de projetos
Queli Peccini com orientandos de projeto
Queli Peccini com orientandos de projeto

A lista de projetos de extensão ofertados pela Universidade Paranaense – Unipar é extensa. Neste ano, só no curso de Psicologia foram desenvolvidos doze, envolvendo mais de oitenta acadêmicos. Nas últimas semanas foram encerrados os atendimentos e as equipes se reuniram para confraternização, troca de saberes e de sentimentos despertados.

Um dos projetos que fez sucesso, intitulado ‘Maturidade e Qualidade de Vida’, buscou proporcionar às pessoas da 3ª idade um “repensar” sobre o envelhecer de forma saudável e alegre. Semanalmente foi oportunizado um espaço para a escuta e compartilhamento de suas experiências ao longo da vida, tanto as boas, quanto as difíceis, e a possibilidade de ressignificá-las.

“Essa troca possibilita a elas comparar suas experiências e adquirir um novo olhar sobre sua ‘história de vida’, bem como encontrar diferentes maneiras de enfrentamento dos seus problemas, cultivando uma atitude mental positiva em busca do seu bem-estar, equilíbrio interior e qualidade de vida”, ressalta a coordenadora do projeto, Liliane de Farias.

Segundo a psicóloga, esse trabalho, sobre a perspectiva do grupo, tem como objetivo contribuir para que se viva mais e melhor, contudo, também é muito proveitoso na formação do acadêmico, que desenvolve suas habilidades para trabalhar com essa clientela. Os encontros aconteceram na sala de grupos do curso, conduzidos pelas acadêmicas Sirlei Aguiar, Nauana Apel, Bruna Soltz e Ana Carolina Mantovani.

“A cada novo encontro do grupo percebi o crescimento de cada acadêmica, que nesse momento oportuno, sob orientação, aprendem a lidar com as angústias alheias e as próprias, inerentes e necessárias para o se fazer um profissional da área de saúde”, afirma a orientadora.

Os outros projetos desenvolvidos foram: Inserção do estagiário de Psicologia na UBS, Eventos Psi: Contando Segredos, A Psicologia na UBS Aclimação, Acompanhamento do egresso de Psicologia de Cascavel, Plantão psicológico, Contos Infantis – grupo terapêutico fila de espera, Projeto palestras, Programa de estimulação precoce para crianças de 0 a 5 anos, Intervenções psicológicas por meio de oficinas terapêuticas, Seleção de pessoas e Orientação profissional.

Em projeto de pesquisa científica na área de Psicologia, dez vagas foram preenchidas, cujo foco foi o estudo dos Impactos da pobreza no desenvolvimento da saúde comunitária, sob orientação da professora Clarice Catelan.

Redes sociais>