Cianorte: Estudantes criam robôs e outros produtos com lixo eletrônico
Publicado em: 17/11/2014 às 11:26
O desafio foi proposto por professores do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e o objetivo, reforçar lições sobre reciclagem
Com intuito de levar o estudante à reflexão na promoção do benefício do meio ambiente, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, promoveu uma atividade sobre a reciclagem de lixo eletrônico.
Unindo conhecimentos das disciplinas ‘Fundamentos de Engenharia de Software’ e ‘Empreendedorismo’, os estudantes foram orientados pelos professores Claudemir Maciel e Wagner Marques.
“Todo lixo reciclável, separado e coletado, deveria ser projetado para o desenvolvimento de produtos, que seria feito com a utilização dessas peças de computadores antigos e sem uso”, comenta Marques, ao explicar o objetivo da ação.
Divididos em equipes, os estudantes separaram as peças de computadores descartados e desenvolveram seus produtos, com bastante criatividade. Fizeram brinquedos, luminárias, objetos de decoração e robozinhos.
Depois, todos foram expostos no hall de entrada da Unidade e na ação ‘Unipar Aberta’, para alunos e comunidade.
“O foco da atividade foi reforçar a conscientização ambiental e do processo de reciclagem, envolvendo principalmente o lixo eletrônico, que muitas vezes tem seu destino final na natureza ou em lixões”, alerta o professor Roni Shigueta, que também auxiliou os acadêmicos.