Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de História apoia e prestigia eventos do NRE
Cascavel: Curso de História apoia e prestigia eventos do NRE
Publicado em: 14/11/2014 às 10:23
O auditório foi sede para a finalíssima de Festival Artístico regional e Seminário contra o racismo; acadêmicos prestigiaram
O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar foi parceiro em mais um evento do NRE (Núcleo Regional de Educação), o 3º Face (Festival Artístico da Canção Estudantil). Na final, que aconteceu no auditório da Unipar, dezesseis canções foram apresentadas à comunidade, pais, amigos e professores.
Todas as músicas estarão no disco Face 2014. No palco se apresentaram estudantes da rede pública estadual de ensino, reunindo os cinco polos: Braganey, Guaraniaçu, Boa Vista da Aparecida, Céu Azul e Cascavel. Mais de dezesseis composições foram aplaudidas.
Nesse ano, com o patrocínio da Itaipu Binacional, o tema proposto para as composições foi ‘Sustentabilidade e diversidade’. A chefe do NRE, Inez Dalavechia, ressalta que essa é uma atitude pró ativa de respeito à natureza e à vida, além de divulgar talentos regionais.
A coordenadora do Festival, professora Clarice Drehmer, justifica que o projeto incentiva a descoberta e lapidação de novos talentos musicais nas escolas, permitindo ao aluno desenvolver ainda mais seu dom artístico, a partir das orientações de professores nos ensaios de melodias e composições.
“A proposta da sustentabilidade para as composições veio ao encontro das necessidades de cuidado com o meio ambiente; através da criança e do adolescente, o intuito é também levar às famílias e sociedade novas consciências, atitudes e resultados na preservação”, expõe a coordenadora.
OUTRO EVENTO que contou com o apoio do curso de História foi o Seminário Regional ‘Por uma escola sem Racismo’, também organizado pelo NRE de Cascavel. Docentes, pedagogos, diretores da rede estadual de ensino e acadêmicos de licenciatura participaram. Segundo a professora Clarice, o intuito é fortalecer e construir uma sociedade inclusiva, livre de preconceitos contra etnias, implementando ações que possam contribuir para uma mudança no comportamento social.
Com esse enfoque, temas chave foram abordados em palestras e mesa-redonda: ‘Estado Laico e Diversidade Religiosa’, pelo professor Dr. Euclides de Marchi, ‘Discussão das Leis 10.639/03 e 11.645/08’, pela professora Dra. Sonia Marques, ‘Candomblé e Umbanda’, pela sacerdotisa Cleunice Siqueira, ‘História da África no Currículo Escolar’, pelo professor Dr. Edilson Marques da Silva, ‘Influência Africana na Composição dos Movimentos Artísticos da América Latina’, pelo professor Dr. Miguel Angel Rodrigues.