Você está aqui: Notícias > Cascavel: Revisa Enem Unipar prepara estudantes para provas deste sábado e domingo
Cascavel: Revisa Enem Unipar prepara estudantes para provas deste sábado e domingo
Publicado em: 07/11/2014 às 18:12
Foram três sábados de aulas, com professores da Universidade e do Curso e Colégio Alfa; projeto reuniu alunos de toda a região
Em todo o país, acontece neste sábado e domingo (8 e 9) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No intuito de auxiliar os candidatos para que tenham um bom desempenho, a Universidade Paranaense – Unipar realizou o projeto Revisa Enem, pelo segundo ano consecutivo, oferecendo aulas gratuitas nas áreas de humanas, exatas e biológicas, com conhecimentos gerais e atualidades.
O projeto reuniu milhares de alunos de Cascavel, Braganey, Corbélia, Cafelândia, Ubiratã, Guaraniaçu, Iguatu, Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Ibema, Toledo, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Campina da Lagoa e Santa Lúcia. Além dos matriculados no ensino médio, orientou também pessoas da comunidade.
Foram três sábados de intensivo, uma parceria de sucesso entre a Universidade e o Curso e Colégio Alfa. O professor Helder Bello, de Curitiba, foi convidado para ministrar a disciplina de redação. Sobre esse tipo de texto, dissertação argumentativa, explicou passos fundamentais para a estruturação. No 1º parágrafo deve conter três elementos essenciais: expor o problema, como ele afeta e a importância em discuti-lo; já a conclusão deve fazer referência à problemática, como resolver e o que resolver.
O professor lembra que a redação equivale a 50% da nota, significa que o aluno deve se esforçar para atingir a máxima de 700 pontos para mais, para cumprir seu objetivo. Nessa fase preparatória e no momento da prova, o professor atenta para a importância do tripé “tranquilidade, foco somado à frieza, e análise do tema - onde o aluno vai colocar em prática o que já sabe”.
Outra aula bastante dinâmica foi com o professor de química, Jefferson Antunes. Ele falou sobre atomística na química, início da estrutura do átomo até chegar a estruturas mais evoluídas na constituição do ser humano. “A química precisa ser lúdica, para fazer o aluno acreditar que o átomo está lá, já que ele não é visível”, justifica.
Segundo os estudantes, o intensivo foi muito proveitoso. Maria Eduarda Lopes, do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, reforça que a revisão é um momento a mais de estudo, válido mesmo próximo à data da prova: “É melhor se esforçar para uma nota boa do que ficar em casa frente à TV. Participei de todos os sábados e gostei muito; a organização esteve muito boa, não ficou faltando nada”.
Também para Amanda Angonese, do Colégio Estadual Castelo Branco, o Enem é uma possibilidade de garantir uma bolsa de estudo e deve ser aproveitada. “As aulas na Unipar propiciam um conhecimento a mais, um reforço do que precisamos saber. Gostei bastante da forma como foram abordados os conteúdos, não se tornando nada cansativo”.