Umuarama: Encontro de Iniciação Científica bate recorde de participantes
Publicado em: 07/11/2014 às 16:21
Com cerca de mil e quatrocentos inscritos, evento possibilitou interação entre pesquisadores de todos os Câmpus da Unipar e de outras instituições de ensino
Com 1.396 inscritos e 919 trabalhos apresentados, o 13º Encontro de Iniciação Científica e 13º Fórum de Pesquisa foi um grande sucesso, batendo recorde em relação às edições anteriores. Promovido pela Universidade Paranaense – Unipar, o evento tem como foco promover a difusão de novos saberes e a integração entre pesquisadores discentes e docentes, contribuindo para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia (entre 30 e 31/10).
Organizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-Graduação), via Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), o evento reuniu pesquisadores das sete Unidades da Unipar e de outras instituições de ensino.
Na abertura oficial, o Reitor Carlos Eduardo Garcia ressaltou em seu discurso que a pesquisa é um dos pilares que sustentam uma universidade “preocupada com o futuro da sociedade”, como é a Unipar. “Nossa Instituição se orgulha de investir na produção do conhecimento, colaborando para um mundo melhor, com mais qualidade de vida, mas sustentabilidade. Portando, a Unipar se abre, com alegria e responsabilidade para este encontro de professores pesquisadores, empenhados na nobre missão de, também, atuar na difusão, no intercâmbio dos conhecimentos que produzem”.
E acrescentou: “O recorde de participantes neste encontro se traduz em um prêmio para toda a comunidade acadêmica, especialmente para os envolvidos nos Programas de Iniciação Científica e na Pesquisa Institucional”. Também se pronunciaram a diretora da DEGPP, professora Evellyn Wietzikoski, e o diretor do Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives.
Em seguida, o professor doutor Jamil Assreuy, Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foi convidado para ministrar a palestra ‘Fazendo ciência e sendo um cientista’. Ao final, o docente elogiou a preocupação da Unipar em difundir a pesquisa no meio acadêmico.
“Um evento desse porte só vem a comprovar que a Instituição está dando sua parcela de contribuição, estimulando a prática da pesquisa e da ciência. E mesmo que o estudante não vá seguir a carreira acadêmica, o treinamento científico é de extrema importância para que ele saia da universidade um profissional melhor”.
A Companhia de Dança Mirna Pécoits, de Francisco Beltrão, abrilhantou a noite de abertura apresentando o espetáculo Beco de Rua, inspirado no musical Cats, da Broadway. Os acadêmicos Jean Borges e Marina Zanotto, do curso de Educação Física, integram o grupo.
A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irineia Baretta, e o secretário municipal de Agricultura, Antonio Carlos Fávaro, que na ocasião representou o prefeito Moacir Silva, prestigiaram.
Durante dois dias, os trabalhos foram apresentados nos ambientes da Câmpus-Sede e Câmpus 3, na forma oral e em painel. Os nove que tiveram melhor conceito durante avaliação receberam certificado. Minicursos e palestras também integraram as atividades.
“Ficamos felizes com a participação maciça dos estudantes. Isso demonstra a consolidação do Encontro e a credibilidade da Unipar, reconhecida como uma das melhores do Estado”, avalia a diretora. E ressalta: “O acadêmico que faz a pesquisa científica, com certeza, vai se tornar um profissional mais dinâmico, versátil, com raciocínio rápido para chegar à solução de um problema com o qual se depara. Outra vantagem é o currículo profissional, que fica muito mais rico na disputa por um mestrado ou doutorado”.
Eventos paralelos
Em paralelo às apresentações de trabalhos foi realizado o 13º Fórum de Pesquisa, que teve foco discutir as metas e funcionamento da pesquisa, além de linhas e nucleação de projetos. Os pesquisadores debateram sobre questões envolvendo a pesquisa, a pós-graduação e a iniciação científica. ”O Fórum abre oportunidade para que todos se conheçam, discutam a integração de projetos e apresentem suas dúvidas ou críticas”, enaltece a diretora, professora Evellyn Wietzikoski.
Durante o Fórum, a comissão organizadora recebeu os professores Paulo Roberto Dalsenter, Camila da Silva e Terezinha Inez Estivalet Svidzinski, membros do Comitê Externo de Iniciação Científica do CNPq. Em reunião com integrantes do Calic (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica) e do Copic (Coordenadoria da Pesquisa e Iniciação Científica) da Unipar, os professores visitantes avaliaram trabalhos dos 18 bolsistas do Pebic (Programa Externo de Iniciação Científica), custeado pelo CNPq.