UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Unipar e Grpcom realizam evento sobre responsabilidade social nas empresas

Publicado em: 31/10/2014 às 11:30

Empresários e estudantes de Cascavel foram convidados; palestras evidenciaram essa tendência de mercado e visão do consumidor

O diretor da Unipar, professor Gelson Uecker, anfitrião e palestrante da noite
A gerente do Instituto Grpcom, Ana Gabriela Borges, ministra palestra
O gerente geral da RPC TV em Cascavel, João Grande, cumprimenta público
Com a palavra, o presidente do CJE, Renan Tonin
Representantes de instituições e sociedade compõem mesa de honra

Em parceria, Universidade Paranaense – Unipar e Grpcom/RPC TV (Globo) promoveram o evento ‘A tendência da responsabilidade social nas empresas’. O assunto reuniu, no auditório da Unipar, a comunidade, empresários de Cascavel e estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Matemática.

Duas palestras foram realizadas. O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, abriu o evento, apresentando as perspectiva do mercado, alegando que a atuação com responsabilidade social pode ser entendida pela empresa como gasto, mas não é, tendo em vista que a sociedade a vê com bons olhos.

O administrador compartilhou o resultado de pesquisas realizadas no Brasil, que trazem como tendência a mulher no mercado de trabalho, pessoas morando sozinhas e casais sem filhos, além de maior valorização para ações sociais. Outra pesquisa, realizada mundialmente, aponta dezesseis tendências, uma delas é a responsabilidade social das empresas, que tem grande aprovação por parte do consumidor.

“O objetivo é a satisfação do consumidor, e essa satisfação vai além de simplesmente comprar um produto; ele quer que a marca tenha boa imagem na sociedade. Nesse contexto, as empresas terão que se envolver com esse tipo de projeto para serem bem avaliadas pela sociedade”, atenta.

Outra palestrante foi a gerente do Instituto Grpcom, Ana Gabriela Borges, que abordou o tema ‘Modelos sustentáveis e responsabilidade social: tendência ou sobrevivência?’. Segundo ela, um dos intuitos é esclarecer os conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade, empregados de forma equivocada.

Responsável por projetos de responsabilidade social nas áreas de educação, gestão e comunicação, Ana ilustrou sua fala com Case do Grupo Paranaense de Comunicação e análise de cenário, atentando para a mudança no perfil do consumidor, com que tipo de empresa se relaciona e o que espera da empresa. “As pessoas preferem ganhar 20% a menos e trabalhar em uma empresa idônea e com princípios sólidos e coerentes; as pessoas estão em busca de propósitos e só o lucro não as move”, revela pesquisa.

O gerente geral da RPC Cascavel, João Grande, acompanhou o evento e destaca ser uma honra tentar conscientizar sobre responsabilidade nas empresas e tendências: “Enquanto veículo de comunicação nosso compromisso é com o desenvolvimento da nossa terra e gente, focando sempre no desenvolvimento de boas causas. Se as pessoas forem protagonistas conseguiremos uma transformação social nesse país, que é rico, e só se muda com educação”.

O evento contou com o apoio da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel). O presidente do Conselho Jovem Empreendedor da Acic, Renan Tonin, diz que é interessante como os jovens estão à frente das empresas e empenhados em abraçar a responsabilidade social. “A preocupação hoje não é só com o ambiente de trabalho, mas familiar, na busca da melhoria contínua do bem-estar do próximo e é isso que gera melhores resultados”, afirma.

Redes sociais>