UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes de Eng Civil montam pontes com palitos de picolé

Publicado em: 24/10/2014 às 16:35

A atividade fez parte do concurso de resistência de pontes; depois dos cálculos, todos tiveram que montar os protótipos para os testes

Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes
Aula prática: equipes testam resistência de pontes

Diversos formatos, alturas e extensões de pontes foram produzidos, cuja matéria-prima utilizada foi palitos de sorvete, além de cola. A atividade foi proposta a estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar e consiste na aplicação de conhecimentos ligados às disciplinas de Mecânica dos sólidos I e II.

Os professores Pablo Lazarini e Bruno Bonfim coordenaram os trabalhos. Segundo explicam, a meta foi desenvolver uma ponte de palitos, com massa máxima de 150g, que suporte no mínimo 35 vezes a sua massa, além de ter que vencer um vão livre de 1m.

Os alunos foram desafiados a pesquisar modelos de pontes, construir, testar, investigar e detectar problemas. “Inúmeras situações são geradas a partir desse desafio. Outro item igualmente importante está na característica humana; os alunos devem ser sigilosos com seu projeto, devem motivar sua equipe a superar dificuldades relacionadas diretamente à natureza humana. Dessa maneira, a proposta valoriza o papel subjetivo presente no ato investigativo da ciência”, afirma Bonfim.

A construção da ponte teve como foco simular aspectos relacionados à investigação científica, aplicando-se procedimentos metodológicos. O docente julga que a investigação demonstra o quão próxima estão teoria e prática: “Costumo repetir a frase a eles: somente a visão treinada poderá enxergar as relações entre o cotidiano e sua ciência”. Explica que a valorização do conhecimento científico somente ocorrerá se o aluno enxergar essas relações.

Outro aspecto dessa atividade reside no fato do conhecimento não estar hospedado no professor, que assume o papel de mediador. “Os estudantes buscam em suas investigações alguns dados, os interpretam, dialogam com o professor sobre alguns aspectos e tiram suas conclusões. Dessa maneira, o professor não coloca a palavra fim ‘à mesa’, somente conduz os alunos ao longo da investigação”, explica.

Conforme analisa Bonfim, a atividade possibilitou agregar conhecimentos em cálculo, física e resistência dos materiais, demonstrando, ainda, o quão importantes são características, como criatividade, subjetividade e abstração presentes nesse estudo.

Mais de trinta equipes participaram do desafio. A ponte construída pela equipe vencedora, composta pelos alunos Alessandro Saling, Elliot Zanette e Fábio Pelega, suportou a massa de 50,98kg.

Redes sociais>