Você está aqui: Notícias > Umuarama: Jornada de Pedagogia discute dispositivos móveis e seus impactos
Umuarama: Jornada de Pedagogia discute dispositivos móveis e seus impactos
Publicado em: 24/10/2014 às 15:55
Evento foi valorizado com o 11º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense, que integrou a programação
Palestras, mesa-redonda, workshops, atividades artísticas e gincana recreativa e cultural formaram a tônica da 22ª Semana de Estudos Pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. O 11º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense integrou a programação.
Com o tema ‘Desafios Educacionais Contemporâneos’, a Jornada foi aberta com apresentação do Grupo Musical MPB. Em seguida, a professora Lucineyde Amaral Picelli, de Curitiba, ministrou a palestra ‘Psicomotricidade relacional: conceito e possibilidades’.
No decorrer da Semana entraram na pauta diversos outros assuntos. Em mesa-redonda, o tema ‘Aprendizagens e dispositivos móveis: impactos e desafios’ foi discutido pelos professores Jorge Antônio Vieira, Cláudia Lopes Perpétuo e Rosangela Bressan Buosi.
Para falar sobre ‘Diversidade sexual e gênero: a questão da sexualidade na adolescência’ foi convidada a docente Eliane Rose Maio. Nos workshops entraram em pauta Jogos gigantes de raciocínio lógico, Oficina de teatro, Maquetaria para o ensino de geografia, Oficina de iniciação às artes plásticas, Oficina de orientação e mobilidade para professores de deficiência visual e Oficina de técnicas de oratória.
A gincana cultural e recreativa integrou alunos de todas as séries, professores e ex-alunos, com música, confraternização, exibição de filmes e café da manhã. A Semana também foi abrilhantada pelas apresentações artísticas do Coral Apadevi e de estudantes do curso.
Para a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo, o evento alcançou o mesmo sucesso dos anos anteriores. “Foi uma Semana especial, que enriqueceu ainda mais a bagagem de conhecimentos dos nossos estudantes, propiciando a formação de pedagogos conectados com a integração, a troca de experiência e o aprendizado com dinâmicas diferenciadas”.