UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Professores e estudantes participam do Encontro Luso-Brasileiro de Bioética

Publicado em: 23/10/2014 às 14:48

Grupo apresentou três trabalhos; realizado em Curitiba, evento focou bioética e diversidade

Professores Tereza Rodrigues Vieira, Irajá Nogueira e Claudinéia Miranda (ao centro) com estudantes
Aluna Tânia Arnecke ladeada pelas professoras Claudinéia Miranda e Tereza Rodrigues Vieira
Tereza Rodrigues Vieira coordena sala de apresentações
Participação do grupo também foi registrada em uma self

Recentemente, em Curitiba/PR, aconteceu na Associação Médica do Paraná o 8º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética. Com o tema ‘Bioética e Diversidade’, contou a participação de profissionais da área de Direito, estudantes e professores de diversas partes do Brasil. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Bioética/Regional do Paraná, em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz).

Sempre presente em eventos que agregam conhecimento e experiência ao seu corpo docente e discente, a Universidade Paranaense – Unipar marcou presença e foi representada pelos professores Tereza Rodrigues Vieira, Irajá Nogueira (Umuarama) e Claudinéia Miranda (coordenadora do curso em Guaíra), além dos estudantes Andressa Correia, Tânia Arnecke, Matheus Richter e Nathalia Pessini Cossi (Guaíra).

Na ocasião, a pesquisadora Tereza Rodrigues Vieira e docente do mestrado em Direito e Cidadania apresentou os estudos científicos ‘Diversidade Animal: reflexões bioéticas e sua proteção juridico’ e ‘Diversidade sexual, bioética e a conquista de direitos das minorias sexuais no Brasil’, realizados em co-autoria com o ex-aluno e mestre Camilo Henrique da Silva e a colega Claudinéia Miranda. Segundo a pesquisadora, que também coordenou uma sala de apresentações, os temas foram bastante elogiados pelos participantes.

Outra pesquisa que também recebeu crítica positiva do público e ganhou prêmio na categoria Melhor Poster foi ‘O direito sucessório na reprodução assistida homologa post mortem’, de autoria das professoras Tereza Rodrigues Vieira e Claudinéia Miranda e a aluna Tânia Arnecke. O prêmio dá direito de isenção do pagamento da inscrição do trabalho para o Congresso Brasileiro de Bioética, que será realizado ano que vem em Natal/RN.

Para a participação no evento, os professores contaram com auxilio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>