Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Mostra de Talentos está na terceira edição
Paranavaí: Mostra de Talentos está na terceira edição
Publicado em: 20/11/2009 às 09:40
Evento foi sucesso de público, pelas belas apresentações. A novidade deste ano foi o 1º Encontro de Corais. Estudantes e artistas da região abrilhantaram com um show de música, dança, poesia e teatro
O palco do teatro Altino Afonso Costa, de Paranavaí, ficou colorido e o auditório repleto de admiradores da arte. Assim foi a 3ª Mostra de Talentos da Universidade Paranaense – UNIPAR, que, além das modalidades de música, dança, poesia e teatro, trouxe novidade: o 1º ECOUNI (Encontro de Corais da Unipar).
Com assíduo prestígio, os participantes colaboraram para o sucesso desta terceira edição, que aconteceu de 3 a 6/11. “Acadêmicos e convidados mostraram que têm talento de sobra para as diversas áreas das artes”, ressalta a coordenadora setorial do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), Catarina Souza.
A Mostra de Talentos contou com participações especiais. Convidado para abrir o evento, o grupo musical Kromo Somos movimentou a plateia. O vocalista George Prizao é acadêmico da 4ª série do curso de Farmácia.
Durante a semana, a Mostra recebeu os integrantes dos projetos PIBIA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), ‘Vivendo na Flauta...Doce’, com peça de Heitor Villa Lobos; Ação Teatral, com a encenação ‘As Aves’; e o coral Canto e Encanto, com o espetáculo musical ‘100 anos de Carmem Miranda no Brasil – A pequena notável’.
Os grupos são coordenados, respectivamente, por Douglas Assis, Rosi Sanga e Viviane Cristina Rossatto Assis. Também demonstraram seus talentos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Direito, Estética e Farmácia, da Unidade.
“Foi uma grande oportunidade para prestigiar a cultura regional e curtir um misto de estilos e gingados”, diz Catarina. Apresentaram-se grupos da Academia de Dança, de Colorado, capoeiristas, de Querência do Norte; Essência Sertaneja, da Casa da Cultura de Paranavaí; e Como & Nation, da Escola Maria Guina Machado de Paranavaí.
O ECOUNI encerrou a programação. De Paranavaí participaram os corais: ‘Vívere, da AABB (Associação Banco do Brasil), coordenado por Ariel Oliveira e regido por Ivete Silva Rodrigues, com as peças Espanhola, Travessia, Azul da Cor do Mar e Isto Aqui o que é; BSGI (Soka Gakkai Internacional), organização não governamental filiada à ONU, que levou atividades voltadas à Paz, Cultura e Educação, sob a presidência do filósofo e escritor Daisaku Ikeda.
De Umuarama marcou presença o Coro Unipar, com coordenação e regência da professora Edlainy Cavalcanti. O espetáculo apresentado foi Amor Nordestino, com as peças Homem com H, Disparado e Camarada d’água. De Cianorte foi o coral Por todo Canto, sob a coordenação e regência do professor Jadiel Elias Brianese, que comandou show de MPB.
“O evento foi um sucesso. Cada apresentação envolveu, de diferentes formas, uma qualidade sem igual, traduzindo a cultura e a arte brasileira, além de reunir, no palco, integrantes alegres e harmonizados”, completa Catarina.
O evento, promovido pelo PIAE, faz parte do projeto Ação Cultural, desenvolvido em parceria com a DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão Divulgação e Cultura) da UNIPAR e direção do Campus.