UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Professor da Unipar expõe trabalho científico na FertBio, em Minas Gerais

Publicado em: 22/10/2014 às 16:35

Para o evento, em Araxá, Odair Alberton levou dois trabalhos, um focando cultura do milho, outro de soja

Docente apresentou trabalho científico em forma de banner pautando ‘Soja transgênica e microbiota do solo’
‘Micorrizas na cultura do milho’ foi outro tema apresentado pelo professor
Professor em participação ao evento

Com a preocupação de acompanhar as novidades científicas, o professor Odair Alberton da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, que atua nos cursos de Engenharia Agronômica e no programa de mestrado e de doutorado de Biotecnologia Aplicada à Agricultura, participou da 31ª Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 15ª Reunião Brasileira sobre Micorrizas, 13ª Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a 10ª Reunião Brasileira de Biologia do Solo, eventos sediados em Araxá, Minas Gerais.

Promovidos pelo Núcleo Regional Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRL-SBCS), os eventos promoveram debates das grandes áreas temáticas e a congregação de pesquisadores, professores, estudantes, produtores rurais, extensionistas e empresários de diversos setores ligados à agricultura, consolidando o desejo de todos de integrar as várias áreas de conhecimento da Ciência do Solo, informou o professor.

O tema abordado foi “Fertilidade e Biologia do Solo: Integração e Tecnologias para todos”. “Na composição da equipe de apresentadores, debatedores, moderadores e relatores pretendeu-se somar a experiência de profissionais do Brasil e do exterior, os integrando com destaques emergentes da Ciência do Solo brasileira. Além disso, foram apresentados trabalhos de pesquisa na forma de pôster e realizados minicursos. Paralelamente ao evento científico houve exposição de equipamentos e produtos para laboratórios, livros, fertilizantes e vários outros serviços ligados às áreas de fertilidade e biologia do Solo”, complementou.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Evaldo Ferreira Vilela, diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); ele abordou “Integração e tecnologia para todos”. O professor Odair Alberton participou das sessões de apresentação de trabalhos, na Reunião sobre Micorrizas e no Simpósio, quando expôs, em banners, os estudos “Fungo micorrízico arbuscular na cultura do milho sob diferentes manejos do solo e tratamento de semente com fungicida” e “Influência da soja transgênica na microbiota do solo”, que escreveu em parceria com estudantes do programa de pós-graduação (Stricto Sensu) em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Unipar.

“A apresentação foi bastante interessante, pois foram expostos mais de 900 trabalhos e tivemos várias sessões (palestras) paralelas, com a participação de mais de cinquenta palestrantes nacionais e internacionais”, pontua.

Interessados em conhecer os trabalhos podem acessá-los pelo site Eventos Solos.

Alberton disse ainda que a participação foi uma ótima oportunidade de atualização profissional e de realização de contados com outros professores e pesquisadores: “Poder participar foi muito gratificante e contribuiu para a troca de ideias e experiências na área de formação didática em sala de aula e nas atualizações no ramo técnico e científico, conversando com vários colegas professores e pesquisadores, além de divulgar a Unipar em um evento de porte nacional”.

Para a participação, o docente recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>