Você está aqui: Notícias > Umuarama: Psicólogo do Tribunal de Justiça de São Paulo ministra palestra na JOP
Umuarama: Psicólogo do Tribunal de Justiça de São Paulo ministra palestra na JOP
Publicado em: 17/10/2014 às 16:00
Sidney Kiyoshi Shine falou sobre amplitudes da atuação em temáticas jurídicas, tema central do evento
Amplitudes e desafios da atuação em temáticas jurídicas foi um dos temas que nortearam a 17ª JOP (Jornada de Psicologia) da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. O assunto foi discutido pelo professor Sidney Kiyoshi Shine, psicanalista e psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo/SP (entre 30/09 e 03/10).
Com a presença de estudantes, professores e profissionais da área, a Jornada foi aberta pela coordenadora do curso, professora Denielle Barreto. A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, e diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, também se pronunciaram, destacando a relevância do evento para o aprendizado acadêmico.
Em seguida, com objetivo de descobrir o talento artístico dos estudantes, foi realizada a 1ª Noite Cultural da graduação. Alunos de todas as séries soltaram a voz e animaram a plateia declamando poesia, cantando ou tocando clássicos da música.
A JOP continuou com minicursos e exibição de filmes, com debates. Minorias e Cinema foi o assunto debatido pela professora Aline Alcântara. A tanatologia e sua importância nas áreas de atuação do psicólogo foi o tema proferido pela professora e psicóloga Sandra Mara Abrão David, de Curitiba.
Outro tema que entrou na pauta e prendeu a atenção dos alunos foi ‘A interface entre a Psicologia Clínica e a Assistência Social no campo das políticas públicas’, discutido pelo professor Silvio José Benelli, da Unesp/Assis/SP. Após exibição, ‘O prisioneiro da grade de ferro’ foi o filme debatido pelas professoras Bábara Brunini e Karina Ambrozio, da Unipar. ‘A vida secreta de Walter Mitch’ foi outro filme assistido pelos participantes. O debate ficou por conta dos professores Jorge Antonio Vieira e André Henrique Scarafiz, também da Unipar.
Na avaliação da comissão organizadora, a Jornada superou as expectativas. “Estamos felizes com o resultado. Os objetivos foram alcançados, principalmente em relação à diversidade dos temas e às abordagens metodológicas na atuação do profissional da psicologia”, enfatiza a coordenadora.