Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professor participa do Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo
Umuarama: Professor participa do Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo
Publicado em: 17/10/2014 às 10:26
Em Vitória, o professor doutor Alexander Fabbri Hulsmeyer apresentou dois de seus trabalhos científicos
O professor doutor Alexander Fabbri Hulsmeyer, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus-Sede, participou do 12º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (ENEPEA), realizado em Vitória/ES.
No evento, apresentou o artigo ‘A paisagem e os espaços livres: os objetos teórico e real da Arquitetura Paisagística’. “O artigo nasceu, durante a elaboração da minha tese de doutorado, da necessidade de contribuir para a definição das bases conceituais da chamada Arquitetura Paisagística ou Paisagismo, frequentemente confundida tanto com a jardinagem, como com o Urbanismo”, explica.
O trabalho apresenta a ‘paisagem’, comumente defendida como o objeto de intervenção do Paisagismo, como campo teórico de estudo, enquanto o projeto dos espaços livres, o campo prático. “Uma vez que a produção da paisagem não é produto de projetos, mas uma construção social, herança de processos ambientais e ecológicos, o termo ‘projeto da paisagem’ é uma figura de linguagem. Desta forma, a Arquitetura Paisagística, ou Paisagismo, se diferencia de outros campos disciplinares pela conjunção dos seus objetos teóricos e reais de trabalho”, reforça.
Em evento paralelo, o Colóquio QUAPA-SEL 2014, o professor Alex Fabbri Hulsmeyer, que faz parte também da rede nacional de pesquisa em Paisagismo, QUAPÁ-SEL, coordenada pela FAUUSP, apresentou o artigo ‘O Conceito de Sistema Estrutural de Espaços Livres: um estudo de caso em Umuarama-PR’. O estudo foi realizado com dados organizados com apoio de estudantes de Arquitetura e Urbanismo integrantes do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar.
“Um alerta que faço neste artigo é a falta de um plano de cidade que oriente os parâmetros de aprovação de novos loteamentos. Tem desperdiçado a oportunidade de se criar um sistema de espaços livres na cidade como originalmente concebido pela CMNP, por ocasião da implantação da cidade”, ressalta.
Para a participação dos eventos, o professor contou com o auxílio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.