UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Unipar vai ao Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional

Publicado em: 14/10/2014 às 17:00

Em Foz do Iguaçu, a Instituição foi representada pela professora Maria Adelaide Pessini e acadêmicas do curso de Psicologia

Professora Maria Adelaide e suas alunas, Silvana Paisca, do quinto ano, e Eliane Galhiari, do terceiro ano
Professora Maria Adelaide e a estudante Silvana Paisca
Professora Maria Adelaide e a estudante Eliane Galhiari

A Universidade Paranaense – Unipar marcou presença no ‘5º Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional – Psicologia e educação básica: desafios e proposições’, em Foz do Iguaçu. A Instituição foi representada pela professora Maria Adelaide Pessini e as acadêmicas Silvana Paisca e Eliani Galhiari, do curso de Psicologia.

O evento foi promovido pela ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional do Paraná), em parceria com a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e UNIOESTE (Universidade do Oeste do Paraná / Câmpus Foz do Iguaçu).

O evento ofereceu várias palestras com profissionais renomados na área. “O evento foi de grande relevância para os profissionais que atuam no campo da Psicologia Escolar e Educacional em todos os níveis do ensino, no entanto a ênfase foi dada à educação básica. A conferência de abertura levou os participantes a uma ampla reflexão sobre os rumos da escola pública; desde as suas origens, pudemos também compreender a ‘escola hoje’ no seu papel, quem é o professor, quem é aluno”, conta a professora.

Mesas-redondas e minicursos também fizeram parte das atividades. Temas pertinentes aos desafios e contribuições da Psicologia para a educação básica, violência na escola e a problematização e reflexão acerca da medicalização na educação foram alguns entre os abordados nas mesas-redondas.

Já os minicursos, segundo a professora, propuseram a contribuição da Psicologia na educação básica, mais especificamente na educação especial, aos alunos que apresentam necessidades educativas especiais, a orientação profissional. Ainda nessa modalidade, houve debates e reflexões sobre atuação do psicólogo nas políticas sociais e processos educativos e contribuições da psicologia histórico-cultural.

Para a participação no evento, a professora contou com o auxílio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>