Você está aqui: Notícias > Toledo: Parabadminton é escolhido como esporte Paralímpico
Toledo: Parabadminton é escolhido como esporte Paralímpico
Publicado em: 13/10/2014 às 16:45
Equipe da Atacar de Toledo conta com atletas que são promessas no esporte
Um sonho que se concretizou. Depois de muita luta e vários esforços, o parabadminton agora é um esporte paralímpico. O resultado das primeiras 16 modalidades para inclusão no Programa de Esportes de Tóquio 2020 – Jogos Paralímpicos, foi divulgado em primeira mão na terça-feira (07), pelo Conselho de Administração do IPC (Comitê Paralímpico Internacional).
A notícia enche de esperança a equipe de Parabadminton Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi. “É surpreendente essa notícia. Foram tantos anos de trabalho para que isso se tornasse realidade, muitas dificuldades; a maior de todas foi a financeiro, pois é muito difícil manter uma equipe de jovens atletas sem apoio de órgãos importantes. Mas, com muita força e empenho, conseguimos manter um projeto forte, com um desenvolvimento importante de base para termos atletas de Toledo brilhando nos Jogos Paralímpicos em 2020”, destaca o técnico Fábio Bento.
Além disso, existe a possibilidade da equipe da Unipar fazer uma apresentação especial nas Paralimpíadas de 2016, que acontecerão no Brasil. “Será um orgulho para nós ter atletas representando nosso país em competições tão importantes”, ressalta Bento.
Vitória
Desde 2012, em Londres, o parabadminton aguardava para ser incluso no quadro de jogos paralímpicos, mas na oportunidade não conseguiu passar pela primeira fase do processo. A luta continuou para 2016 e apesar de conquistar todas as etapas ficou em terceiro e perdeu a vaga para o para-triatlon e para-canoagem. Mas, depois de passar por mudanças, a Confederação Específica de Badminton Adaptado, composta por 11 classes, conseguiu o feito histórico, levando o parabadminton a fazer sua estreia paraolímpica no prazo de seis anos. Os 16 esportes aprovados até agora pelo Conselho de Administração do IPC para fazer parte dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 são: atletismo, tiro com arco, badminton, bocha, equitação, goalball, powerlifting, remo, tiro, voleibol sentado, natação, tênis de mesa, triatlo, basquete de cadeira de rodas, rugby de cadeira de rodas e tênis de cadeira de rodas.
Ainda estão na disputa oito modalidades - canoa, ciclismo, futebol de 5 de cada lado, futebol 7-a-lado, judô, taekwondo, vela e esgrima de cadeira de rodas. A decisão final do Conselho será divulgada em janeiro de 2015, em Abu Dhabi/Emirados Árabes. No máximo, 23 esportes podem ser incluídos no Programa de Esportes de Tóquio 2020 – Jogos Paralímpicos.