UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Professor da Unipar conclui doutorado pela USP

Publicado em: 13/10/2014 às 14:50

Alexander Fabbri Hulsmeyer agora é doutor em Arquitetura e Urbanismo, com área de concentração em paisagismo

Professor Alex, que concluiu doutorado na área de Paisagem e Ambiente
Professor Alex e membros de sua banca examinadora

O professor Alexander Fabbri Hulsmeyer, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, comemora mais uma conquista: o doutorado. Depois de dois anos de pesquisa, ele defendeu sua tese em Arquitetura e Urbanismo, com área de concentração Paisagem e Ambiente, pela FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo).

Concentrado no tema “A cidade através dos seus Sistemas de Espaços Livres: estruturação e configuração – um estudo de caso em Umuarama/PR”, Hulsmeyer teve como objetivo recuperar os fundamentos do projeto e planejamento paisagístico em qualquer tipo de desenvolvimento, crescimento e gestão de cidade, considerando que os espaços livres, dentre eles ruas, rios, áreas de preservação, praças, parques, formam o sistema estrutural que molda a paisagem urbana.

Durante a elaboração da tese, Hulsmeyer viu a necessidade de contribuir com o paisagismo, que é frequentemente confundido com a jardinagem. “A tese defende que o campo disciplinar e profissional da arquitetura paisagística é definido a partir de um objeto teórico e um prático: a paisagem, construção social, herança de processos ambientais e ecológicos, compartilhado entre diferentes outras áreas de conhecimento (Geografia, Biologia, Ciências Agrárias), o campo teórico de estudo, e o projeto dos espaços livres, o seu campo real”, explica.

E acrescenta: “Visando isto, a arquitetura paisagística se diferencia de outros campos disciplinares pela conjunção dos seus objetos teóricos e reais de trabalho, e não pelo projeto da paisagem, figura de linguagem, causadora de muitas confusões”.

Sua pesquisa recebeu orientação do professor doutor Silvio Soares Macedo; da banca examinadora participaram os professores pesquisadores Silvio Soares Macedo e Eugênio Fernandes Queiroga da USP; Jonathas Magalhães Pereira da Silva, da PUC-Campinas; Vera Regina Tângari, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Humberto Tetsuya Yamaki, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). A tese está disponível para download no link

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-28072014-161251/pt-br.php

Redes sociais>